O intestino , considerado o segundo cérebro do corpo humano, é um dos mais importantes redutos de produção da serotonina, neurotransmissor responsável pelas sensações físicas e emocionais do corpo humano. Segundo a USA Pears, Associação de Produtores de Peras dos estados norte-americanos de Oregon e Washington, para garantir sua saúde e o bom funcionamento do órgão, é necessário incluir na dieta alimentos ricos em fibras.

  Para a nutricionista Cinthya Maggi, colaboradora da associação no Brasil, é possível encontrar, em média, 4 gramas de fibras – solúveis e insolúveis – em uma unidade média da fruta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 25 gramas dessa substância por dia. A versão insolúvel das fibras aumenta o bolo fecal e é um poderoso aliado contra a constipação. Já a solúvel auxilia no controle do colesterol e dos níveis de açúcares no sangue.

 

Em uma pesquisa liderada pelo Dr. Kalidas Shetty, publicada no jornal Food Research International, a medida que a fruta é digerida pelo intestino, ela desacelera o crescimento de bactérias nocivas H. pylori, responsável pela formação de gastrites, úlceras e precursora do câncer de estômago, ao passo que sustenta a função probiótica dos micro-organismos benéficos ao organismo.