áscoa chegando (mesmo que de uma forma diferente) e não dá para deixar de celebrar uma data tão importante e festiva como esta em um delicioso almoço. E para acompanhar, nada como um bom vinho! Mas como saber qual o que melhor harmoniza com cada prato?

Para acabar com essa dúvida, o sommelier Gustavo Pádua, Embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil, revela a melhor opção de vinho português do Alentejo para harmonizar com os pratos típicos desta época do ano, do bacalhau ao chocolate. Os pratos foram sugeridos pelo chef Martin Casilli, do restaurante Sky Hall Terrace. Confira! 

Chef Martin Casilli

Entrada

Para uma entrada leve, como um Crudo de Pargo com molho cítrico e rúcula, a dica é o vinho Fado Siria-Arinto-Viognier Alentejo Branco 2018 (importado pela Casa Rio Verde). “É um vinho fresco, leve e de grande elegância. Um belo cartão de visita do que podemos esperar dos vinhos feitos na região de Portalegre”, explica o sommelier Gustavo Pádua.

Já uma entrada como Creme de abóbora cabotiá com crispy de parma, o ideal é um Vinho branco Monte da Capela Bi Varietal Premium Antão Vaz – Arinto 2017 (importado por Irmãos Seguso). “Um branco encorpado, untuoso e de personalidade forte! Todo volume que o calor escaldante da sub-região de Moura pode entregar ao seu vinho está aqui!” 

  Prato Principal

O Lombo de Bacalhau com crosta de hortaliças e batatas ao murro harmoniza perfeitamente com o Vinho tinto Esporão Reserva Branco 2018 – uvas: Arinto, Antão Vaz e Ropeiro – (importadora Qualimpor). “Um branco encorpado com muita fruta e elegância”, comenta o sommelier. 

O Fettucine com ragu de costela bovina casa bem com Vinho tinto José de Sousa 2017, uvas: Grand Noir – Trincadeira – Aragonez / Reguengos de Monsaraz V.R. (Importadora Decanter). “Um retrato fiel da região de Reguengos. Além de utilizar uma porcentagem considerável da uva Grand Noir, uma uva local dificilmente encontrada em outras regiões, é um vinho que fermenta em talha da mesma forma feita há centenas de anos. Em seguida, estagia por um curto tempo em barrica para “domá-lo”! – frutas negras, notas terrosas e especiarias prevalecem neste vinho.” 

Sobremesa

A Tarte Tatin com sorvete de creme vai bem com o Herdade dos Coteis Grande Escolha Tinto 2017 feito com as uvas Touriga Nacional – Syrah / Moura V.R. (Importadora Supermercado Verdemar). “Uma harmonização inusitada, já que não se trata de um vinho de sobremesa. Mas este exemplar da sub-região de Moura apresenta uma glicose residual bem evidenciada no auge dos seus 16% de álcool, tudo isso devido ao calor escaldante de Moura. Vale a experiência!”