Paris  acaba de ganhar uma nova instituição voltada ao fomento das artes .Trata-se da Lafayette Anticipations, uma fundação instalada num antigo depósito industrial do século 19 localizado Marrais, o qual foi totalmente restaurado pelo Grupo Galeries Lafayette para sediar esta nova instituição cultural da capital francesa.

A missão da Lafayette Anticipations será oferecer a artistas das mais variadas áreas de atuação as condições necessárias e personalizadas de experimentação, produção e exposição favoráveis à criação. Com base em um ritmo de três a quatro eventos anuais e ciclos de desempenho, a Fundação também promoverá o encontro de talentos, fazendo do local um lugar de vida e intercâmbios.

Primeiro centro multidisciplinar deste tipo na França, a Fundação é dirigida por François Quintin e conta com uma equipe de personalidades de renome mundial do cenários das artes, incluindo Chris Dercon (diretor da Volksbühne, de Berlim), Martin Hatebur (presidente da Kunsthalle Basel) e Laurent Le Bon (diretor do Museu Picasso), entre outros.

 

 

Localizado no número 9 da Rue du Plâtre, no coração do Marais, a Lafayette Anticipations foi instituída  em um edifício industrial do século 19, de 2.200 m2. O local foi totalmente reabilitado pelo arquiteto Rem Koolhaas e sua agência OMA. A intervenção arquitetônica conseguiu articular duas condições que são, a priori, contraditórias: desejo de máxima flexibilidade programática e requisitos de preservação e patrimônio muito rigorosos. A OMA imaginou uma arquitetura muito ousada, baseada em um jogo inovador de pisos móveis que permite 40 configurações de espaço para servir a criatividade dos artistas.

Projetado como um lugar animado, gerando e estimulando trocas em uma dinâmica semelhante à que impulsiona as lojas do Grupo Galeries Lafayette, a Lafayette Anticipations oferecerá aos visitantes um ecossistema único: 875 m2 de espaço de exposição, oficinas de produção, um espaço dedicado à prática artística para todos os públicos, uma cafeteria orgânica de 40 lugares e uma loja conceitual de 100 m2 , batizada de “À Rebours”.

Como parte do seu programa artístico inaugural, Lafayette Anticipations acolherá, até 30 de abril, a mostra “O Silêncio do Mar”, do artista americano Lutz Bacher, cujo trabalho é apresentado pela primeira vez na França e inclui um trabalho inédito especialmente concebido para a Fundação.

Ao se referir à iniciativa, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Galeries Lafayette, Philippe Houzé, diz: “A abertura de Lafayette Anticipations marca um novo marco na história do nosso Grupo, símbolo da natureza do compromisso de nossa família em promover a criação e transmitir nosso valores. Com esta Fundação, assim como em nossas lojas, incorporamos nossa profunda convicção de que a empresa tem um papel a desempenhar, tornando a arte acessível a um maior número de pessoas. Estamos muito satisfeitos por poder oferecer a Paris um local singular na paisagem cultural da capital que reforçará ainda mais a sua atratividade”.