Uma pesquisa feita pela consultoria internacional Gallup and Healthways Global afirma que o pequeno istmo na América Central possui hoje a população mais satisfeita do mundo, depois que 133 mil pessoas em 135 países avaliaram seu bem-estar em cinco categorias: social, financeiro, comunitário, físico e de objetivos.

O Panamá ficou em primeiro lugar em quatro categorias, com a vizinha Costa Rica na segunda posição, mas muito perto do líder. A Dinamarca, aparece apenas na terceira colocação. O país da América Central foi escolhido pela Lonely Planet como um dos 10 países para se visitar em 2019, como aparece no livro Best in Travel 2019, lançado no final de outubro.

Para Laura Montenegro, adido cultural do Panamá,  a posição no ranking de felicidade do seu país se dá porque a economia panamenha cresceu nos últimos anos, mas manteve seus valores tradicionais. “Os laços familiares são fortes aqui. Aos domingos, é uma tradição que todo mundo se reúna”, disse ao jornal colombiano El Espectador. “Nós temos uma bela capital que, ao mesmo tempo que é moderna, não está longe da natureza. Temos um boom econômico e estabilidade financeira. Quando a crise de 2008 atingiu o Panamá, o país se saiu melhor do que em crises anteriores, porque nossos bancos foram muito cautelosos”, completou.