A paisagista Clariça Lima em sua 2ª participação na CASACOR SP,  leva o ambiente “Coliving”,  um jardim repleto de espécies de plantas, árvores e flores incorporado com peças assinadas para área externa ao Jockey Club de São Paulo.

 

 Com o  tema “Casa Viva”,  criou um ambiente de 138m² visando a interação e troca de experiências dos visitantes. “Quero o jardim repleto de pessoas envolvidas em conversas, curtindo todas as possibilidades oferecidas neste espaço, seja apreciando as cores da natureza, o conforto dos móveis ou o frescor de um local ao ar livre”, explica Clariça. “O Coliving incentiva a convivência. Esta é uma característica que carrego em todos os meus projetos paisagísticos”. Entre as espécies do jardim, estão: guaimbê-ondulado (Philodendron undulatum), figueira-lira (Ficus Lyrata), fícus-elástica (Ficus elastica), guaimbê (Philodendron bipinnatifidum), filodendro-outono (Philodendron autumn), filodendro-angolano (Philodendron hastatum), pleomele fita (Dracaena reflexa), araçá (Psidium cattleianum), maranta-sanguínea (Stromanthe thalia), maranta-medalhão (Calathea medallion), pinanga (Pinanga coronata), camadórea-elegante (Chamaedorea elegans), pitanga (Eugenia uniflora), pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata), peperômia (Peperomia scandens), entre outras espécies.

 

O projeto  é acesso a outros ambientes da CASACOR, por isso foi utilizada a linearidade, visando a fluidez da circulação e oferecendo algo lúdico e interativo. Dois bancos floreiras de chapa metálica pintados em laranja abraçam e preservam as árvores existentes no Jockey e ofertando um agradável descanso ao público. A cor também é um elemento muito presente no jardim, seja na pintura ombré nas paredes do ambiente – utilizando as tintas “Mergulho Sereno”, “Troféu de Prata” e “Bola de Gude” – ou no mobiliário. 

 

Inspirada nos vasos de cerâmica em forma de letras assinados por Marilá Dardot e expostos em Inhotim, um dos principais acervos de arte contemporânea do Brasil, a paisagista deixa à disposição letras para o espectador compor palavras e frases. Mesmo tendo como princípio para seu projeto o contato entre pessoas, Clariça sabe que o mundo moderno também exige ligação com a tecnologia, por isso instalou totens com tomadas e entradas UBS para carregamento de celulares e notebooks, afinal o mundo pode se encontrar no jardim Coliving.