Hoje, na  Ford, 8 de março,   Dia Internacional da Mulher, aconteceu  um  painel, com a  participação de Maria Fernanda Campos, diretora de Assuntos Tributários da Ford América do Sul; Patrícia Ávila, presidente da Burson-Marsteller no Brasil e Gutemberg Macedo, consultor de carreiras e presidente da Gutemberg Consultores, com mediação de Andréa Colpas, supervisora de Comunicação de Marketing da Ford América do Sul, onde foi discutido o progresso profissional da mulher.  O evento foi promovido pelo PWN (Professional Women’s Network), comitê global liderado por mulheres da Ford que busca um ambiente mais favorável dentro da empresa com a perspectiva do olhar feminino.

 

 As executivas Maria Fernanda e Patrícia falaram sobre suas experiências profissionais e o que consideram importante para alcançar seus objetivos. “O sucesso é uma medida muito pessoal. A mulher pode se sentir realizada sendo uma grande executiva ou escolhendo se dedicar à família”, afirmou Patrícia.  Entretanto, o sucesso das mulheres deve ser coletivo. “Nenhuma de nós será tão bem-sucedida enquanto houver uma mulher apanhando em casa ou uma menina estiver fora da escola”, complementou 

 Segundo Maria Fernanda , para ser uma profissional em ambientes majoritariamente masculinos, a regra é aprender a reagir rápido. “A mulher tem um bom jogo de cintura e uma grande capacidade de renascer das cinzas.”

Para Patrícia, as equipes que possuem mais diversidade entre seus colaboradores são sempre mais eficientes, assim como empresas com essa característica são mais lucrativas.

Um dos pontos enfatizados por Gutemberg foi a importância para a mulher de quebrar o mito de que ela não pode dirigir uma grande empresa. “Para isso, ela precisa sonhar grande, ter ambição e se preparar.”