Ajudar milhares de mulheres a prevenir o câncer de mama é uma das preocupações do Islam Solidário, ação social organizada pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, em parceria com a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos e a entidade Mohammad bin Rashid Al Maktoum Global Iniciative, que acontecerá nos dias 22 de outubro, em Itaquera, e 29 de outubro, no Embu das Artes, onde  mais de 200 profissionais de saúde – entre médicos, dentistas, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas e massoterapeutas – oferecerão atendimentos gratuitos e posteriores encaminhamentos para tratamentos ambulatoriais nas unidades básicas de saúde da região.

“Em ambas as ações, haverá uma tenda na qual profissionais de saúde atenderão mulheres interessadas em prevenir o câncer de mama. Eles também esclarecerão dúvidas e darão o devido encaminhamento aos casos que requerem uma avaliação especial”, avisa o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi. “Em todas as ações que já realizamos, esta é sempre uma das tendas mais visitadas”.

A ação social “Islam Solidário” oferece às comunidades carentes acesso gratuito a exames de saúde, como hipertensão, diabetes, colesterol, hepatite C, exame de mamas e oftalmológico; orientação nutricional e odontológica; cortes de cabelo; limpeza de pele e quick massagem. Também recebem livros, pipoca, algodão doce e podem participar de atividades de entretenimento direcionadas às crianças. “Esta é uma ação que muito nos orgulha”, diz Zoghbi. “Por meio dela, já realizamos mais de 850 mil exames, oferecemos 170 mil serviços em prol da cidadania e distribuímos mais de 600 mil livros”.