Com o objetivo de apresentar tecnologias de iluminação ainda mais inovadoras e inteligentes ao mercado automotivo, as multinacionais alemãs Osram e Continental anunciam a criação da joint venture “Osram Continental GmbH”. Previsto para 2018, o projeto deve gerar vendas anuais na faixa de 400 a 600 milhões de euros, com a força de trabalho de cerca de 1.500 funcionários espalhados por 17 países.

 

Com 50% de participação de cada companhia, a joint venture global irá operar no mercado como uma empresa autônoma e terá sede na região de Munique, na Alemanha. “Tanto a OSRAM quanto a Continental sempre foram referência no mercado automotivo. Com a parceria, estarão aptas a oferecer uma ampla variedade de soluções de iluminação de ponta, voltadas especialmente para aplicações em faróis dianteiros e traseiros”, afirma o CEO da OSRAM no Brasil, Ricardo Leptich.

 

As operações do módulo automotivo Solid State Lighting (SSL) da Osram serão transferidas para a joint venture, assim como o setor de controle de luz da unidade de negócios Body & Security da Continental. Isso levará as empresas a uma combinação de módulos de iluminação baseada em semicondutores, eletrônicos avançados, ótica e expertise de software com acesso a tecnologia sensorial e a recursos inovadores de luz.

 

“A joint venture é um sinal de que a empresa está focando seus esforços consistentemente na digitalização. A expertise em software e eletrônicos da Continental é o complemento perfeito para nossa liderança em tecnologia na iluminação automotiva. Isso criará uma empresa prospectiva para a iluminação automotiva digital”, pontua Stefan Kampmann, CTO da Osram Licht AG.

 

“O ritmo da inovação no segmento de iluminação na indústria automotiva é rápido, e o software está fortalecendo essa dinâmica”, explica Helmut Matschi, membro do Comitê Executivo da Continental. “Enquanto a expertise de iluminação convencional permanece importante para nossos clientes, a adição de eletrônicos para permitir novas funções de luz está ganhando cada vez mais importância. A joint venture sistematicamente combinará essas duas áreas e as elevarão a um novo nível”, acrescenta ele.

 

A cada ano, o crescimento no mercado para soluções de iluminação dianteira baseada em semicondutores está na faixa dos dois dígitos. Estudos de mercado indicam que, já por volta de 2025, mais da metade dos novos carros pelo mundo poderão ser equipados de soluções de iluminação baseada em semicondutores.

 

“A digitalização está promovendo novas aplicações potenciais na iluminação automotiva e, consequentemente, surgirão tremendas oportunidades, das quais queremos tirar vantagem ao lado Continental. Juntando forças, nós estaremos em uma posição ainda melhor para impulsionar inovações à indústria automotiva, em busca de integrar iluminação, tecnologia sensorial e eletrônicos de forma harmoniosa em uma única aplicação”, argumenta Hans-Joachim Schwabe, CEO da unidade de negócios Osram’s Specialty Lighting. “Isso nos permitirá impulsionar novas funções de luz inteligentes, assim como a combinação de iluminação e tecnologia sensorial em um módulo baseado na luz entre o motorista, outros usuários da estrada e veículos ao redor”, finaliza ele.

 

Dirk Linzmeier, CEO da Osram e Harald Renner, CFO da Continental, foram nomeados como diretores executivos da joint venture, que está sujeita a acordos finais nos contratos vinculativos e a aprovações antitrustes.