Mauricio de Sousa, um dos maiores e mais famosos desenhistas do Brasil, criador da Turma da Mônica, completa  80 anos em 2015. Presidente da Mauricio de Sousa Produções, maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil com mais de 50 anos de história, o desenhista vem sendo homenageado em diversos eventos desde o início do ano e se prepara para diversas comemorações para divulgar e celebrar a campanha “Mauricio 80”.

 

Dando início  a essa data, grandes eventos como o espetáculo Turma da Mônica O Show, em turnê por todo o país, vem sendo promovidos pela empresa para os 80 anos de Mauricio. Outra novidade foi a tão esperada volta do novo Parque da Mônica, que oferece 20 atrações tematizadas para todos os fãs da Turminha.

 

Mauricio está sendo o grande homenageado da 17ª edição da Bienal do Livro Rio, que tem diversas atividades relacionadas ao desenhista na programação cultural. Também durante o evento, ele receberá o prêmio José Olympio, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), entregue a cada dois anos a pessoas e entidades empenhadas na promoção da leitura.  Mauricio – que é o primeiro desenhista de histórias em quadrinhos no mundo a entrar em uma academia de letras, a Academia Paulista de Letras, terá diversos lançamentos durante o evento, como uma coletânea com suas tiras de estreia, publicadas originalmente nas revistas “Bidu” e “Zaz Traz”, em 1960, que sai pela Panini, e uma compilação dos três primeiros livros ilustrados assinados por ele, em 1965, agora em uma edição WMF Martins Fontes.