O maior evento do gênero da América do Sul, o 14º Festival de Cinema Italiano,  em parceria com a Gullane Entretenimento, anuncia a pré-estreia no Brasil do filme O Traidor  de Marco Bellocchio, obra que concorreu à Palma de Ouro, no Festival de Cannes, e foi selecionada pela Itália para disputar uma indicação na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar® 2020.

 A exibição inédita do longa no país acontece para convidados,  no 19 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, durante a Festa de Abertura do 14º Festival de Cinema Italiano e contará com as  presenças do Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa,da atriz Maria Fernanda Cândido, entre outros.

Coprodução entre Itália, Brasil, Alemanha e França, O Traidor  é baseado na história real do mafioso italiano Tommaso Buscetta (1928 -2000), o primeiro do alto escalão da organização criminosa siciliana Cosa Nostra a delatar seus comparsas à justiça no caso conhecido como Maxi-Processo.

Ambientado parcialmente no Rio de Janeiro das décadas de 1970 e 1980, o filme traz Pierfrancesco Favino no papel de Buscetta, Maria Fernanda Cândido como a esposa brasileira do mafioso e Fausto Alesi como o intérprete do juiz Giovanni Falcone.

“Abrir a 14ª edição do Festival de Cinema Italiano com o filme O Traidor, obra escolhida pela Itália para representar o país na corrida pelo Oscar, é proporcionar ao público da estreia do evento assistir em primeira mão um dos filmes mais esperados para lançamento no Brasil”, revela a diretora artística do Festival Erica Bernardini.

“A parceria entre nosso Festival e a Gullane, uma das mais importantes produtoras independentes do país, representa a credibilidade de nosso evento e nos confirma que estamos no caminho certo quanto à seleção do melhor da cinematografia italiana”, explica

 O Festival inclui ainda a mostra de outros 13 longas recentes e inéditos em sua Sessão Contemporânea, os quais disputam entre si o Prêmio de Melhor Filme do evento escolhidos pela crítica e público. Já na Sessão Retrospectiva, o Festival contempla o público com filmes de um nome marcante da cinematografia italiana.