Hoje, 14 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Os dados são ainda mais alarmantes se analisarmos que a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos.  A enfermidade, que é caracterizada pela elevação da glicose no sangue por conta da insuficiência de insulina no organismo, demanda acompanhamento médico frequente, adequação na rotina e bons hábitos de vida.

 

Pessoa com diabetes tipo 1, o atleta Bruno Helman, sabe quais são os desafios de conviver com a doença. A surpresa de descobrir a enfermidade veio aos 18 anos exatamente no período em que se preparava para ingressar na graduação de Relações Internacionais. Assustado com o diagnóstico,  tomou uma decisão que mudou seu destino para sempre: não deixar que o diabetes limitasse sua vida.

 

Ele, que sempre praticou esportes, se rendeu de vez a essa prática ao escolher a corrida para homenagear o seu pai, que é amante da modalidade. “Criei o projeto ‘Maratona Pai e Filho’ para correr com ele. Era uma forma de agradecer por todo o apoio que me deu quando descobri a doença e um incentivo para completar minha primeira maratona. Foi o impulso que eu precisava para abraçar o esporte e mostrar para todos que é possível ter uma vida ativa e saudável com diabetes.”

 

Cada vez mais engajado com o universo da condição, compreendeu que poderia utilizar a corrida como instrumento de educação, inspiração e motivação para outros pacientes. Pensando nisso idealizou o ‘Correndo pelo Diabetes’, que tem o compromisso de levar a corrida para cidades brasileiras em prol da causa, além de compartilhar histórias, trocar experiências, desmistificar a condição do diabetes e discutir os benefícios da atividade física, ajudando assim outros pacientes com diabetes a estarem cada vez mais atentos à própria condição e à importância do acompanhamento médico regular para manter a doença sob controle.

 

Em 2018, o projeto prevê a realização de cinco eventos gratuitos por capitais brasileiras. Quatro deles já aconteceram, sendo nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis e Salvador. A expectativa é ampliar o ‘Correndo pelo Diabetes’, aumentando cinco maratonas a cada ano e percorrer as 27 capitais brasileiras em 2022.

 

A quinta e última corrida programada para 2018 acontecerá no próximo sábado, 17 de novembro, em Curitiba. Além da prática do esporte, o evento trará palestras ministradas por Helman e equipe médica, alongamento, corrida de 1 km em grupo, sorteio de brindes e encerramento.

 

“É importante falar que para participar não precisa ser atleta. Basta vir com roupas confortáveis para a caminhada de 1 km. Quem estiver apto, poderá correr. Além disso, antes de cada maratona a ideia é reunir a comunidade local, atletas, simpatizantes e quem mais quiser para batermos um papo sobre saúde e bem-estar, além de compartilharmos nossas experiências.” As inscrições serão feitas no dia do evento, então é fundamental que os interessados cheguem no horário para a lista de sorteio dos brindes. Apenas quem estiver inscrito poderá concorrer ao sorteio.

“O Correndo pelo Diabetes é a forma que encontrei de mostrar que quem tem diabetes pode ter uma vida saudável e ativa, respeitando os limites do seu corpo e condição física. Sou um engajador e ativista desta ideia, principalmente, pela intenção de motivar e incentivar pessoas a terem mais qualidade de vida e a compreenderem que a condição não deve limitá-las. O caminho é o tratamento adequado, a informação, e um estilo de vida positivo, para que possamos sempre aproveitar os momentos doces da vida e aprender com os momentos de dificuldade.”

 

  Dia 17/11/2018

 Salão de Atos do Parque Barigui

Al. Ecológica Burle Marx, S/N – Santo Inacio, PR, 82010-715
Das 14h30 às 17h30