Sucesso de público em Lisboa, agora em São Paulo, o clássico do romantismo francês A Dama das Camélias traz a protagonista, Marguerite Gautier, interpretada pelo ator Roberto Cordovani que se destaca pelo primoroso trabalho de visagismo e maquiagem.

Apostando em um trabalho único, que alia a exuberância dos figurinos com uma produção de maquiagem cênica de alto nível, a Newface Brushes apoia a temporada paulistana da peça “A Dama das Camélias”, de 3 a 09 de setembro, Shopping West Plaza – Sala Laura Cardoso dirigida e protagonizada pelo ator Roberto Cordovani que atua ao lado de Marcos Reis e Vitor Wagner.

Com visual impactante, o espetáculo conta com figurinos disponibilizados pelas Maisons parisienses Dior e Chanel, restaurados no Rio de Janeiro, pelos carnavalescos Leandro Bastos e Suely Portela.Anderson Bueno, makeup designer responsável pela maquiagem do elenco que traz em seu curriculum a caracterização/maquiagem de diversos espetáculos de sucesso nacionais e internacionais – como Uma Noite Com Yoko, espetáculo em comemoração aos 50 Anos de carreira artista multimídia Yoko Ono, “The Infernal Comedy – Confissões de um Serial Killer”, com John Malkovich, Rigoletto, direção de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, Loucas por Eles, adaptação de Walcyr Carrasco com direção de Fernando Cardoso, Frida Y Diego com direção de Eduardo Figueiredo e texto de Maria Adelaide Amaral, além de outros sucessos como Godspell, Os Monólogos da Vagina, Hair Spray, A Gaiola das Loucas, Xanadu, Alô Dolly! e Hebe – O Musical -, destaca a importância da maquiagem no contexto da peça.

“É importante por duas razões, pois estamos falando de um homem no papel feminino e para o qual temos que trazer todos os traços e formas mais leves para que ele realmente se pareça com uma mulher. Por outro lado, existe a questão da época em que se passa a peça, onde a maquiagem era um item que apenas os nobres usavam”, analisa o especialista.

Inspirando-se no livro, entendendo a protagonista e imaginando seus gostos, vontades e armas de sedução, pesquisando quais os itens mais usados na época e criando um visual condizente com sua intuição e personalidade criada pelo ator, Bueno ainda ressalta que um dos maiores desafios foi a maquiagem não parecer caricata, pois o makeup da época era aplicado de forma leve e não carregada.

Para o designer, a importância de bons pincéis para maquiagem “são fundamentais para o acabamento e textura”, opinando também sobre a qualidade e desempenho dos produtos Newface Brushes, patrocinadora oficial da temporada.

“Adoro a textura dos pincéis, a variedade de modelos que se adaptam as nossas necessidades e, em especial, a preocupação em ter produtos que não agridam a natureza. Além disso, eu gosto muito da facilidade para impá-los. Como bom virginiano, sou extremamente neurótico com a higienização”, finaliza Bueno.