O Prêmio ECO da Amcham elegeu a Natura como a grande vencedora do ano da premiação que, há 38 anos, é o mais importante reconhecimento de sustentabilidade empresarial do país. Ao lado da multinacional brasileira de cosméticos, outros 24 cases e projetos ESG foram reconhecidos na premiação, entre startups, PME’s e grandes empresas, de 15 estados brasileiros.

Daniela Aiach, diretora de Sustentabilidade da Amcham Brasil. foto divulgação

“A edição 2020/21 do ECO Amcham reconheceu uma lista de iniciativas inovadoras e inspiradoras em sustentabilidade empresarial. Um marco com 25 empresas que estão fazendo práticas de transformação e reinvenção do mercado por meio de investimentos ESG, aprofundando sua relação com a sociedade e outros stakeholders”, comenta Daniela Aiach, diretora de Sustentabilidade da Amcham Brasil.

Foram vencedoras desta edição iniciativas das seguintes marcas: Avon, Banco BV, BASF, Brasilseg/BB Seguros, Bristol Myers Squibb, Claro, Copasa/MG, Eco Panplas, Estância Mimosa Ecoturismo, França Women Health, Grupo Sabará, Itaú, Mars Petcare, Natura, Navegações Unidas Tapajós, Neoway, Olibi Azeites Artesanais, Órigo Energia, Química Amparo/Ypê, Renault, Rhodia, Santander, Schneider Electric, Suzano Papel Celulose e Weber Consultoria e Engenheira Ambiental. Conheça aqui todos os vencedores e projetos no premioeco.com.br .

A forte alta no tema no Brasil, especialmente no mundo empresarial, também foi identificada em pesquisa inédita com 178 líderes de companhias e startups em operação no Brasil. A maioria dos respondentes (95%) informou já ter iniciado algum nível de engajamento e ações sustentáveis da companhia, sendo que 68% já reconhece benefícios diretos dessa agenda no seu negócio. Leia aqui a pesquisa completa neste arquivo.

“A pauta ESG está a cada dia mais influenciando as estratégias e modelos de negócios e criando novas oportunidades para empresas e para a sociedade como um todo”, contextualiza a CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas, que na ocasião lançou a agenda estratégica da entidade com o título “ESG, a sigla que representa oportunidades “, com acesso complete aqui no endereço amcham.com.br/agendaesg .

A Agenda ESG da Câmara Americana traz uma pauta de advocacy, promoção de melhores práticas empresariais, ações de capacitação e publicações relevantes. “Em síntese, é a contribuição da Amcham Brasil para preparar nossos associados para a revolução sustentável em curso e para influenciar um ambiente de negócios mais próspero e competitivo”, complementa a CEO da Amcham Brasil.