O Museu da Fotografia Fortaleza recebe, a partir de 3 de outubro, Na Linha de Frente, exposição que reúne trabalhos dos principais fotógrafos brasileiros de conflitos armados – vertente da fotografia com o qual começamos a flertar muito recentemente apenas. A mostra, que tem curadoria de Fernando Costa Netto, apresentará ao público mais de 70 registros de fotojornalistas ainda em atividade. São trabalhos de figuras como Mauricio Lima, vencedor do prêmio Pulitzer de 2016, e de André Liohn, ganhador da prestigiada Robert Capa Gold Medal, 2011 

“A não ser nas salas de cinema, nunca havíamos estado nas primeiras filas acompanhando uma batalha”, afirma o curador da exposição, que abarca ensaios sobre a produção brasileira de fotografia de guerra e suas nefastas consequências. Além dos registros de Mauricio Lima e André Liohn, o público também será apresentado aos trabalhos de Yan Boechat, João Castellano, Felipe Dana e Gabriel Chaim – este último, fotojornalista que teve suas imagens da Síria e do Iraque exibidas durante duas turnês mundiais da banda irlandesa U2.

“São registros surpreendentes, que entram pelos poros – infelizmente, nos tocam pela estupidez e dor. Através do olhar desses bravos brasileiros, temos acesso privilegiado a esses momentos da história, além da chance de poder refletir a respeito do que os leva a acontecer e o absurdo que representam”, completa Fernando.