A 13º edição Monte-Carlos Jazz Festival começa dia 13 de Novembro com o encantador Robin McKelle, seguido por Gregory Porter, cantor e compositor de jazz conhecido por sua voz de barítono, composições  e o clássico chapéu preto. Muito antes de se tornar o famoso, Porter escreveu Nat King Cole & Me, um musical semi-autobiográfico que ele irá performar no palco.

Segundo Jean-René Palacio, diretor artístico da Monte-Carlo Société des Bains de Mer “A programação de shows de jazz está mais diversa do que nunca: aberta a todas as tendências musicais, honrando tradições, drenando inspiração de músicas ao redor do mundo e enfatizando a criação.”

O Som de Nova Orleans

No dia 14 de Novembro o anfitrião da noite será Bobby McFerrin, vencedor do 10 Grammy Awards, junto de Youn Sun Nah que ganhou destaque no January-Pins no início dos anos 2.000.

 

 Outras formas de música também são exploradas com o convidado Denis Matsuev, que conquistou o mundo com suas performances energéticas de Rachmaninoff e Shostakovich. “Jazz é minha segunda paixão”, confessou o virtuoso pianista clássico, que foi convidado para tocar um concerto único no dia 18 de Novembro com músicas que só serão reveladas na noite.

 

 No dia 23 Hugh Coltman os levará a uma viagem ao berço do jazz, Nova Orleans, também o local de nascença da Princesa Alice (1889-1922), esposa do Príncipe Albert I de Mônaco.  A noite continua com o inimitável Sanseverino e seu blues de guitarra elétrica.

 

No dia 24 de Novembro será a vez do tocador de acordeon Vincent Peirani e seu quinteto, seguido do efevercente Amazing Keystone Big Band, cujos músicos fazem imaginativas reinterpretações do guitarrista cigano Django Reinhardt.

 

4th dimension group, credit johnbouchet

Vocais e Instrumentais

O gênio da guitarra John McLaughlin reformou seu grupo, 4th Dimension, e tomará o palco no dia 28 de Novembro com sua mistura única de influências Western e indiana. Os sete membros do Electro Deluxe aparecem no dia 29 com o álbum que gravaram no histórico estúdio Sidney Dechet, enquanto o musico Manu Katché retorna com seus companheiros de viagem no formato de um quarteto.

 

 A rainha da improvisação, Cyrille Aimée, irá iluminar o estádio no dia 3 de Novembro e Benjamin Biolay e Melvil Poupaud os levarão a uma jornada musical parecida com um filme de viagem. O recém-reformado Culture Club de Boy George irá inflamar o último final de semana do festival.  

A edição se encerra com o trio Éric Legnini, Marcus Miller e Selah Sue. O tocador de baixo lendário irá perfomar com a cantora belga, que estreou como convidada em seu álbum Laid Black