A coleção Montblanc M, primeira parceria de design da Maison, é a vencedora do Red Dot Award: Product Design 2016, na categoria Best of the Best. O Red Dot Award é reconhecido como a maior e mais respeitada competição de design profissional do mundo. A premiação contempla anualmente as 15 melhores empresas, estúdios de design e instituições de design de diferentes regiões e é referência mundial em design de produtos.  Participaram da premiação 4680 projetos de 61 países, apresentadas por 285 instituições de design, 400 empresas e estúdios e 3197 designers. Os projetos vencedores serão expostos no Red Dot Design Museum de Cingapura O museu, juntamente com o anuário impresso, os aplicativos desenvolvidos para o anuário e as exposições online e itinerantes, e os inúmeros recursos de mídia atraem a atenção de milhões de pessoas e aumentam o prestígio da premiação.

 

Lançada em 2015, a coleção Montblanc M demonstra a paixão pela inovação, que sempre fez parte do DNA da Montblanc, ampliando continuamente os limites do design com criações eternamente elegantes e de alto desempenho. Através de sua colaboração com o designer Marc Newson, Montblanc desenvolveu uma nova linguagem estética, capturando o espírito do momento em um instrumento de escrita que expressa a modernidade de hoje e a elegância atemporal de amanhã.

 

“Para a primeira parceria de design na longa história da Maison, Montblanc escolheu trabalhar com Marc Newson, sem dúvida, o designer mais influente de sua geração”, diz Jérôme Lambert, CEO da Montblanc. “Montblanc M reúne a marca registrada de Newson, o estilo biomórfico, definido por suas formas orgânicas puras e fluidas, e elementos do design icônico da Montblanc, resultando numa expressão nova e inesperada para instrumentos de escrita”.

 

Em uma abordagem original para o artesanato do qual Montblanc é sinônimo, Newson traz elementos de design inovadores para a experiência da escrita, equilibrando perfeitamente forma e função com um objeto que tem tanto uma existência racional como faz uma declaração estética arrojada.

 

A funcionalidade é expressa na utilização engenhosa de um íman que permite o fecho magnético da tampa, com um perfeito alinhamento do clipe para o inovador “plateau” no final do corpo. Um mecanismo de encaixe adicional suaviza o fechamento e garante que a tampa permaneça firmemente no lugar. Pela primeira vez, um instrumento de escrita Montblanc assume uma função adicional, podendo ser usada como uma caneta Fineliner para desenho técnico e preciso.

 

Embora Newson mantenha os elementos de design distintivos de um instrumento de escrita Montblanc, incluindo o uso da resina preciosa preta e o icônico emblema branco, a forma da Montblanc M destaca-se com um “plateau” na extremidade do instrumento de escrita criado pelo processo de usinagem da resina preta polida com uma ferramenta de diamante. A fluidez da concepção global é conseguida evitando quebras nas linhas puras da forma. Assim, o emblema Montblanc feito de resina preciosa branca é soldado por ultrassons no “plateau” garantindo uma superfície perfeitamente plana, enquanto que o clipe banhado a platina está montado de forma invisível na tampa para não interromper o fluxo do projeto. Para uma ótima experiência de escrita, o metal banhado a rutênio na parte dianteira, gravado com a palavra “Montblanc “, equilibra o peso do instrumento de escrita. A pena de ouro AU585 do instrumento de escrita é revestida em dois tons, pela primeira vez, utilizando tanto o ródio e rutênio.

 

Inspirado na herança de sofisticação da Maison, cada elemento do projeto se reúne para proporcionar uma experiência de escrita multissensorial, refletindo o desejo do cliente mais exigente de desacelerar, desligar e desfrutar de produtos que trazem junto os sentidos: uma peça para ver, sentir e ouvir, tudo de uma vez. “Como Montblanc, eu busquei um equilíbrio entre a simplicidade das qualidades funcionais deste produto e a criação de uma experiência sensorial em seu uso”, explica Marc Newson. “A partir da visão da forma limpa ou do revestimento detalhado da pena, desde o toque e a sensação do instrumento de escrita com a sua superfície polida e a parte dianteira de rutênio, até o som do clique da tampa sendo atraída para o corpo do instrumento de escrita pelo ímã, Montblanc M oferece uma experiência de escrita fluida que  envolve os sentidos “.

 

Com essa nova geração de instrumentos de escrita, Montblanc continua a redefinir a cultura da escrita, desenvolvendo refinados companheiros de toda a vida que proporcionam a mais alta qualidade e inesperado design de vanguarda. Embora esteja na vanguarda do design contemporâneo atual, Montblanc M foi projetado com as mesmas qualidades atemporais de cada instrumento de escrita Montblanc. Montblanc M está disponível nas versões caneta-tinteiro, rollerball, esferográfica e ScreenWriter para uso em telas sensíveis ao toque, e como um refinado Montblanc Artfineliner para desenho técnico. Somente durante o ano de lançamento, a pena é gravada com as letras “MN”, como uma homenagem ao designer que imaginou a última evolução da cultura da escrita.