Com a edição especial Grandes Personagens Andy Warhol, Montblanc  homenageia a marca que o grande artista imprimiu na arte e na cultura contemporânea com um design que reflete algumas das suas obras mais famosas.

 

Homenageando a técnica preferida de Andy Warhol – a serigrafia -, o clipe do instrumento de escrita é moldado como a ferramenta mais importante desta técnica: o rodo. Refletindo seu foco comercial, a Montblanc Andy Warhol Edição Especial celebra a fusão da arte e do consumo na pena artesanal de ouro 585 banhado a ródio, finamente gravada com o símbolo de dólar de série Dollar Sign, ressaltando a preocupação da cultura popular com o consumismo.

 

Em homenagem à Fundação Andy Warhol de Artes Visuais estabelecida em 1987 para apoiar a criação, apresentação e documentação das artes visuais contemporâneas, uma gravura do © / ® / TM AWF aparece ao lado da assinatura de Warhol no anel tampa da edição especial disponível como caneta-tinteiro, rollerball e esferográfica. Simbólica de sua abordagem revolucionária para a arte, uma das citações famosas de Warhol está gravada no alto da tampa: “Art is what you can get away with” (“arte é o que você pode levar consigo”, numa tradução livre).

 

A inspiração para o design da edição limitada a 1928 peças, o ano de nascimento de Andy Warhol, vem do trabalho Flores, de 1964. Quatro motivos florais em cores caracteristicamente vibrantes são apresentados na tampa na formação 2 2. Uma referência aos comentários sobre a mercantilização da arte no trabalho de Warhol, o cone é embelezado com um símbolo deste discurso: o código de barras, enquanto o sinal de dólar adorna a pena de ouro 750 banhada a ródio.

 

O corpo de laca cinza e os acessórios banhados a platina formam um tributo a The Silver Factory em Nova York, lendário estúdio de Warhol, onde as figuras mais influentes das cenas de arte, música e moda iriam convergir. Gravado na tampa, as palavras do artista capturam sua filosofia de transformar as coisas cotidianas da vida moderna em pedaços extraordinários de arte: “Você precisa deixar as pequenas coisas que normalmente o aborrecem, de repente, impressioná-lo”, enquanto outros trechos da filosofia de Warhol são apresentados em uma versão resumida do livro de 1975 The Philosophy of Andy Warhol (From A to B and Back Again) que acompanha a Edição Limitada 1928.