A Montblanc acaba de lançar a coleção Meisterstück Calligraphy, que presta homenagem à beleza da escrita à mão.

Com uma tecnologia de pena formidável, desenvolvida pelos engenheiros da Maison, a caneta-tinteiro permite escrever em várias espessuras com a mesma pena, favorecendo o desenho da letra.  A coleção já está disponível no Brasil.

Meisterstück Calligraphy Maki-e LE 88 Fountain Pen Flex

Desde 1906, a pena, referida como a alma de todos os instrumentos de escrita da Montblanc, continua a exigir muita paciência e habilidade para criar ferramentas de alta precisão e várias etapas de trabalho manual que se leva anos para dominar. Cada pena é esculpida à mão em ouro maciço por mestres artesãos, que supervisionam 35 fases, revelando-se o resultado de perícia absoluta, intuição e paciência ilimitada. Com a nova Meisterstück Calligraphy Collection, a  Maison de luxo   eleva a arte das letras de mão com uma nova pena, a Flex Nib. Feita de ouro, para dobrar e espalhar mais facilmente, a Flex Nib permite uma caligrafia mais elaborada e  expressiva, com linhas verticais variando de apenas 0,3 mm a 1,4 mm de espessura, dependendo da pressão aplicada à caneta.

A consagrada Meisterstück Yellow Gold 149 traz a nova pena Flex, feita exclusivamente de ouro, com características especiais flexíveis que permitem uma variedade de estilos e proporciona uma notável sensação de escrita. Devido às pontas muito finas e à geometria especial da pena, um alto nível de precisão pode ser alcançado durante a escrita. As asas da pena Flex fecham rapidamente quando a pressão de escrita é reduzida, uma característica importante para muitos estilos de caligrafia. A variação da largura da linha é alcançada exercendo pressão, com amplas variações produzindo diferentes matizes de cor no papel.

Uma homenagem à arte japonesa, a Meisterstück Calligraphy Maki-e Edição Limitada 88 reúne a herança artística secular de Chisō, um dos principais ateliers de quimono yuzen, fundado em 1555, que criou elaborados quimonos de seda para a corte imperial, com a arte japonesa de laca maki-e. Em um processo que leva três meses para ser concluído, a antiga técnica de laca “urushi” foi usada na tampa e no corpo da edição, aplicando, alisando, lixando e polindo muitas camadas finas de laca “urushi” azul semitransparente à mão. Pó de ouro e minúsculas partículas de conchas de abalone partidas são então habilmente intercaladas entre as camadas.

O design captura a filosofia japonesa da beleza eterna da caligrafia em oposição à vaidade, um símbolo de mortalidade inescapável. A flor da cerejeira, um dos símbolos mais importantes da cultura japonesa, assinala o início da primavera e também representa a juventude, despertando para a vida e para o amor nascente. Como contrapartida da flor de cerejeira na primavera, a lua de outono celebra uma rica colheita. O topo desta edição é decorado com um incrustação de ouro branco Au 750 em forma de lua cheia e galhos delicados de flor de cereja em ouro Au 750. O corpo é decorado com incrustações de ouro amarelo representando o crânio, símbolo da vaidade. Com um número de limitação de 88, em referência à sorte e prosperidade do número 8, a Edição Limitada Meisterstück Calligraphy Maki-e apresenta uma pena de caligrafia flexível de ouro rose de 18K banhada a ródio, com um desenho especial de flor.