O Miolo Single Vineyard Pinot Noir 2017, foi o único vinho tranquilo brasileiro premiado no Concurso Mondial des Pinot, em Sierre, na Suíça.  A Medalha de Ouro é o passaporte que comprova que o Brasil elabora vinhos Pinot Noir com qualidade internacional. Este é 67º prêmio para vinhos tranquilos que a Miolo conquista somente este ano, uma condição diferenciada que posiciona a marca no cenário mundial.

O Concurso Mondial des Pinot reuniu 1.212 amostras de 410 produtores de 29 países. Os rótulos foram degustados às cegas por um júri de 59 especialistas entre os dias 16 e 18 de agosto. O concurso avalia somente vinhos elaborados com as variedades Pinot Noir, Pinot Gris, Pinot Blanc e espumantes com a base da casta, o que engrandece ainda mais a excelência do rótulo da Miolo num cenário de exemplares de Pinot Noir do mundo todo. “O Brasil já tem grande reconhecimento de seus espumantes elaborados com a variedade Pinot Noir, mas os vinhos tintos dessa variedade ainda são pouco conhecidos. Portanto, essa distinção fortalece a imagem de qualidade da Pinot Noir no Brasil”, comemora o enólogo Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo.

A linha Single Vineyard, lançada no ano passado, chegou trazendo um conceito diferenciado no Brasil. Os vinhos que carregam esta marca são fruto de um único vinhedo, resultando numa maior intensidade diante do criterioso trabalho de viticultura de previsão que mapeia solos em busca da melhor tipicidade, além da máxima expressão do terroir presente em cada rótulo. Isto significa que a exclusividade está em cada garrafa, destacando características de cada microlote selecionado para a produção.

O Single Vineyard Pinot Noir representa potencialidades únicas e diferenciadas específicas desta casta considerada um grande desafio para qualquer agrônomo e enólogo diante da sensibilidade da vinha. O vinho é resultado da vinificação de uvas cultivadas no Vinhedo da Ponte, Quadra 7, Parcela C. “Confesso que a Pinot Noir é a minha casta preferida. Receber este prêmio é motivo de orgulho e estímulo diante de um projeto único e que vem trazendo excelentes resultados. Fomos Ouro com o Touriga Nacional em Portugal e agora com o Pinot Noir na Suíça. Este vinho é a melhor expressão de Pinot Noir da Quinta do Seival, nossa unidade na Campanha Meridional”, destaca Adriano.

O Single Vineyard Pinot Noir é um vinho com intensidade de cor média, com fortes tonalidades vermelho-rubi. No nariz é limpo e franco, frutado e com um bouquet fino e delicado. A característica impressionante em boca é o frescor proporcionado por sua agradável acidez, revelando taninos delicados e equilibrados.

Acompanha carnes brandas e grelhadas, com molhos moderados, massas com molhos de tomate e queijos leves, arroz de galinha, capeletti, polenta, fortaia, tortéi, pizzas, tortas salgadas e queijos macios e não aromáticos. Ideal para ser degustado a 16ºC.