A Merkator Feiras e Eventos intensifica as ações para quarta edição da 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios, que levará às regiões Norte e Nordeste as novidades das principais marcas calçadistas do país. O evento terá a sua próxima edição nos dias 07, 08 e 09 de março de 2016, das 10h às 18h, no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte.

O evento, realizado pela primeira vez em 2013, surgiu através da necessidade setorial visualizada pela Merkator, promotora do SICC – Salão Internacional do Couro e Calçado e da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, e pelos sindicatos parceiros do Rio Grande do Sul. De acordo com o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, a expectativa é de que esta 40 Graus tenha um desempenho superior a todas as demais edições. “A feira vem crescendo e se tornando necessária para o varejo regional. Entendemos que a feira será um referencial para o abastecimento do varejo destas regiões”, destaca.

Para atingir este objetivo, a Merkator adotou uma estratégia diferenciada, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os profissionais do varejo de calçados e de acessórios dos estados do Norte e do Nordeste. “Estamos ampliando nosso conhecimento sobre as realidades e as expectativas desses lojistas. Estamos visitando diversas lojas e estabelecendo um contato direto com os profissionais, explicando o objetivo da feira e a importância que ela pode atingir para este mercado, servindo também como ponto de encontro setorial, com troca de informações e de experiências”, salienta Roberta Pletsch, diretora de Mercado da promotora, que coordena este trabalho de mapeamento do varejo especializado. Ela enfatiza que, durante as visitas, observa o comprometimento entre aqueles que já participaram da feira, assim como curiosidade dos que ainda não foram à 40 Grau.  “Realmente, esse trabalho é um despertar para a importância da feira” diz Roberta Pletsch. A Merkator já realizou visitas no Ceará, Bahia e Sergipe. O próximo polo a ser visitado é Recife (PE), em janeiro de 2016.

Atualmente, as regiões Norte e Nordeste concentram uma população total de 60.642.415 milhões de habitantes, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “A maioria dos países da América Latina conta com uma população menor que a das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Esta mobilização que estamos fazendo é para os fabricantes estarem mais presentes entre os clientes, de forma a compreender a cultura destas regiões”, ressalta Pletsch. Ele salienta ainda que o Rio Grande do Norte, o estado que sedia a feira, possui alguns dos requisitos necessários para a realização de um evento de sucesso. “O Estado tem uma tradição de turismo alinhado a negócios, o que se identifica muito com o perfil de atuação da nossa empresa”, enfatiza Pletsch.

Entre as marcas que estarão presentes na 40 Graus de 2016, estão: Usaflex,  Calvest, Lynd, Fasolo, Rafitthy, Ferricelli, Nina & Rô, Palterm,  Rafarillo, Itapuã, Via Scarpa, Via Jupiter, Alto Estilo, Klassipé, Grendene, Dian Pátris, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare, Vizzano, Kalce, Bárbara Krás, Mariotta, Freeway Easywear , Dakota, Klin, Pipper, Tchocco e Adrun.