Um dos principais atrativos do chamado Circuito da Mantiqueira é a quase centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão, iniciada em 1914.O maquinário que no início era o vapor deu lugar aos bondes elétricos, com sistema da “The English Eletric Co.”, porém 1924 devido a problemas financeiros, a partir de 1916  foi incorporada  como propriedade do Governo do Estado de São Paulo, sendo atualmente administrada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.  Concebida pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho, seu objetivo inicial era o transporte de doentes tísicos para os sanatórios de tratamento, então localizados em Campos do Jordão. bondinho

Rumo-ao-Centro-de-Memória

Sendo que uma  das principais integrantes da frota original da EFCJ, a Automotriz à gasolina também chamada  “Mercedinha”, uma peça histórica foi recolhida à oficina de manutenção da Estrada de Ferro, em Pindamonhangaba,  reconhecida pelo criterioso trabalho de revitalização do patrimônio. Ali passou por restauração para finalmente incorpora-se ao Centro de Memória. já se encontra em Campos do Jordão, onde irá compor a segunda unidade do Centro de Memória da ferrovia. O equipamento raro, construído em 1917 inicialmente com partes mecânicas do automóvel Berliet, de origem francesa , recebeu, posteriormente, em 1922, o motor atual Mercedes.

Ao longo dos anos a Automotriz atendeu os trens de subúrbios até 1956, passando depois a ser utilizada em serviços de manutenção e vistoria da EFCJ. Permaneceu em uso até o final da década de 1960. Com a inauguração do teleférico, em 1971, ficou em exposição no Morro do Elefante, até que em 1994 foi retirada do local e reformada pela Mercedes Benz, voltando a funcionar em um circuito turístico no Horto de Campos do Jordão.