Para celebrar o aniversário da cidade com um prato que é a cara dos paulistanos, a colorida Mercearia do Conde, que fica na Rua Joaquim Antunes, 217 – Jardim Paulistano ,em São Paulo, oferece, de 25/janeiro a 03/02/19, a caipirinha da casa para quem pedir o tradicional Virado à Paulista, considerado patrimônio imaterial do Estado de São Paulo. Quem pedir o prato vai ganhar uma Caipirinha do Engenho, novidade na carta de drinques da casa.

 

Foto Romulo Fialdini.

A versão reúne virado de feijão com costelinha de porco confit, ovo caipira estrelado, arroz, couve salteada e croquetes de banana (R$ 68). A costelinha é preparada a partir de uma antiga técnica, na qual a carne é lentamente cozida em sua própria gordura, sendo selada depois do processo. Isso garante uma suculência extra, deixando-a crocante por fora e macia por dentro.

O prato carrega história em seus ingredientes e tem seus primeiros registros já no século 17. Foi criado na época das entradas, bandeiras e monções, no Brasil Colônia. Ele é considerado uma refeição completa. Recentemente, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Governo do Estado de São Paulo (Condephaat). Quem pedir o prato na semana comemorativa ganha uma caipirinha da casa, a Caipira do Engenho (cachaça, vodca ou saquês nacionais, limões cravo, siciliano e Taiti com mel de engenho). Um motivo a mais para brindar a data.