A relação cultural dos países latino-americanos com as flores é o mote da mostra “América Florida”, que entra em cartaz dia 11 de janeiro no Pavilhão da Criatividade, no  Memorial da América Latina, em São Paulo

. Telas bordadas, cerâmicas, papel machê e outros suportes são peças tradicionais que simbolizam hábitos e costumes de vários países da América Latina e com as quais o visitante poderá interagir durante a mostra.

 Pratos de argila, tupus – broche ornamental andino utilizado para prender xale –, as famosas caveiras mexicanas do “Dia dos Mortos” e retábulos do Peru – feitos de madeira e massa de batata com gesso – trarão a natureza estampada. Em destaque, as telas floridas do artista argentino Diego Manuel.

 

 As flores, presentes em diversos hábitos da cultura latina, retratam tanto o luto e a homenagem aos mortos, quanto as boas vindas aos recém-nascidos. Também são utilizadas para presentear casais apaixonados, além de dar cor a comemorações, festas e casamentos.

 

Uma peça especial na mostra é “A moringa”, obra em cerâmica da renomada artista brasileira Izabel Mendes da Cunha, em que se vislumbra uma noiva com vestimenta florida segurando um buquê de flores de maneira graciosa e delicada.

 

Peças religiosas em enfeites floridos estão expressas em imagens de anjos e santas, bem gesso – trarão a natureza estampada. Em destaque, as telas floridas do artista argentino Diego Manuel.

Visitação: Terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita

Classificação: livre para todos os públicos