O  Sítio Histórico e Cultural Memorial Chico Xavier, sob gestão municipal, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, foi idealizado para desenvolver atividades relacionadas à memória e história do médium  Chico Xavier, que é Patrimônio Cultural do Espiritismo e da cidade, e que integra o projeto Geopark – Terra de Gigantes foi inaugurado ontem, quinta-feira, 22, em Uberaba .

 A solenidade aconteceu , na Avenida João XXIII, nº 2.011, no Bairro Parque das Américas. Durante o evento,  foi abordado o tema “Memorial Chico Xavier – Histórias e Cultura de Uberaba”. Na ocasião, Eurípedes Higino, filho adotivo de Chico, falou sobre as histórias e as lembranças do médium. A solenidade foi encerrada com anúncios de investimentos e o descerramento das placas do anfiteatro e do Sítio Histórico e Cultural.

 Trata-se de mais um espaço para visitação na cidade. O Memorial, dentro do Geopark, vem fortalecer o segmento do Turismo Religioso, que está intimamente relacionado às manifestações culturais e históricas que compõem a identidade do município. Para os visitantes, é um espaço de acolhimento daqueles que se interessam pela história e memória de vida do médium e da doutrina espírita.

 

O “Geopark Uberaba” busca potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade. E, também, apresentar ações realizadas à Rede Global de Geoparques da Unesco, com o propósito de se tornar Patrimônio Natural da Humanidade. 

Lilian Ladeira, da Rede Nacional Inn, entre Heloísa Piau e Paulo Piau, a primeira dama e o prefeito de Uberaba foto divulgação

Para Lilian Ladeira, gerente comercial da Rede Nacional Inn, que apoia o projeto, em Uberaba,” percebemos a importância mundial deste ícone religioso que foi o Chico Xavier. A criação deste espaço torna-se mais um atrativo aos turistas que nos visitam diariamente.Os hotéis Golden Park e Dan Inn, de Uberaba, apoiam e difundem com orgulho este empreendimento que, por sua proximidade e relevância,  e aquecerá ainda mais a ocupação dos nossos hotéis.” afirmou