A Meber Metais, segue investindo em automação na sua planta fabril. A empresa de Bento Gonçalves, uma das empresas gaúcha mais preparadas para os conceitos da indústria 4.0,, está instalando mais uma célula robótica no setor de lixa de metais. A melhoria significa benefícios que vão desde a eficácia produtiva e a economia de recursos, chegando ao bem-estar dos colaboradores.


Nova célula robótica célula robótica no setor de lixa de metais permitirá um acréscimo produtivo de 3 mil peças mensais – Crédito Guilherme Jordani

O novo aparelho representará à linha de produção modernizada um acréscimo produtivo de 3 mil peças mensais – 33,3% a mais do que o atual sistema de processo de lixa feito de forma manual. Junto com o ganho de escala, com constância produtiva, vem a economia. A Meber estima redução no gasto de energia de cerca de 15% com essa automatização.

O investimento – que ultrapassa R$ 1 milhão – simboliza mais um passo no aperfeiçoamento do processo produtivo da Meber e na sua expansão rumo aos conceitos da quarta revolução industrial. A aquisição da nova célula foi viabilizada através do Programa Inovacred 4.0, do Banrisul, sendo essa a primeira operação do programa no Estado. A solução está sendo implantada na empresa pela Dalca Brasil, também sediada em Bento Gonçalves, especializada em robótica e automação industrial.