Marcos Pontes, único astronauta brasileiro, embaixador da NASA no Kennedy  Space Center, e embaixador  da ONU para Desenvolvimento Industrial, fez uma explanação sobre as novidades  do Kennedy Space Center Visitor Complex, localizado em Cabo Canaveral,  na Flórida ,   durante almoço em São Paulo, a convite do presidente da TM Latin America, Victor Manjarez, Entre os presentes, Patrick Yvars, diretor de vendas para a América Latina  do Visit Orlando e Jane Terra,  representante de Orlando no Brasil. Durante a  apresentação, Marcos falou sobre a  sua trajetória, desde seus primeiros caminhos na infância até o atual  momento  e das atrações do maior complexo de visitantes da Nasa

 

Marcos Pontes e o presidente da TM Latin América, Victor Manjarez, foto Tânia Müller

Patrick Yvars, diretor de vendas para a América Latina do Visit Orlando e Marcos Pontes foto Tânia Müller

Mars Base 1 – oferece aos participantes a chance de embarcar numa simulação de vivência em Marte por sete horas como astronautas novatos. Na atração é possível realizar operações de base juntamente com experimentos científicos reais e tarefas de engenharia.

ATX – Centro de Experiências de Treinamento de Astronautas Geração Marte, propõe uma nova experiência de treinamento para astronautas, com duração de cinco horas, utilizando tecnologias de simulação imersiva para transportar os turistas para Marte, treiná-los para viver e trabalhar em ambientes severos, e ensinar-lhes a utilizar as tecnologias reais da NASA para abordar esses desafios.

Fly with an Astronaut – programa em que um astronauta guia os visitantes por alguns dos lugares mais excitantes do Kennedy Space Center Visitor Complex. Marcos Pontes faz sucesso entre grupos de brasileiros.Sobre a conquista espacial  , a empresa de Richard Branson vem investindo  na  espaçonave Unity, que  está em fase final de testes e deve superar ainda em 2018, os 100 quilômetros de altitude. ” A ideia é de que em  2019 a mesma seja homologada para iniciar os voos com passageiros  e em 2020 para voos comerciais. Assim que acabar os  testes,   só resta esperar a  certificação da FAA (Administração Federal de Aviação) para que os voos espaciais sejam abertos para comercialização. ” disse . Marcos,  cuja empresa  feita em  sociedade com Marcos Palhares, representa a Virgin Galactic no Brasil, uma das três a nível nacional,  já vendendo  tíquetes para os voos espaciais . Segundo  ele, em  torno de 700 bilhetes já foram vendidos para os voos espaciais na Unity, ao preço de US$ 250 mil. 

Outras novidades

1º teste do SLS – o Space Launch System é o foguete mais poderoso já construído e deve começar seus testes em breve, antes de ir ao espaço em 2020.

Space X Falcon Heavy – testado em fevereiro, quando colocou no espaço um veículo elétrico Tesla, o Space X Falcon Heavy é outro gigante de grande potência. O segundo voo está programado para novembro e, sob condições especiais, os visitantes do Kennedy Space Center poderão acompanhar o lançamento.

 

Blue Origin projeto de Jeff Bezos, o fundador da Amazon, para viabilizar voos espaciais comerciais, realizou testes bem-sucedidos no primeiro semestre deste ano e já possui contratos para lançamentos de satélites a partir de 2021.

BoeingStarLiner– Boeing StarLiner– cápsula que está sendo construída pela Boeing para voos comerciais, incluindo viagens tripuladas, até a Estação Espacial Internacional (ISS).

 

DRAGONX – capsula desenvolvida pela Space X para levar comida, água, materiais de pesquisa e astronautas na orbita baixa.

 

Durante o tour pelo Kennedy Space Center Visitor Complex é possível visitar ao Centro Apollo/Saturno V, onde se encontram o foguete lunar Saturno V, a exposição do Ônibus Espacial AtlantisSM (Space Shuttle AtlantisSM), ao Simulador de Lançamento (Shuttle Launch Experience), filmes espaciais em 3D, incluindo “IMAX® A Beautiful Planet” e “Journey to Space 3D”, Econtro com um Astronauta (Astronaut Encounter), Jornada a Marte: Procuram-se exploradores (Journey To Mars: Explorers Wanted), Science on a Sphere®, Rocket Garden (Jardím dos Foguetes), Cosmic Quest, Heroes & Legends apresentando U.S. Astronaut Hall of Fame e muitas outras atrações. 

Vale a pena conferir!