Para garantir que um negócio tenha sucesso, é necessário um planejamento que antecipe riscos e possibilite uma boa tomada de decisão. A prática do planejamento reduz a incidência de surpresas indesejáveis, permitindo a utilização de recursos de forma mais racional, e ainda fornece um senso de direção para evitar o crescimento desordenado da empresa.
 
Em Empreendedorismo-  Plano de negócio em 40 lições  lançamento da Editora Saraiva , Marcos Hashimoto e Cândido Borges trazem os principais componentes de um plano de negócio, com orientações específicas, objetivas e práticas para quem está em um empreendimento nascente. Dividido em 40 capítulos, o livro aborda desde a decisão de iniciar um novo negócio e a identificação de oportunidades de alto potencial de crescimento até a avaliação da necessidade de buscar investidores, passando pelo estudo de viabilidade mercadológica, operacional e financeira do negócio.
 
Com linguagem prática e didática, a obra serve como um guia para elaborar seu plano de negócio, pois apresenta, passo a passo, a ordem de coleta das informações necessárias ao plano, e também é um roteiro para executar a implantação do projeto de negócio. É útil tanto para quem está estudando o assunto como para os interessados em empreender ou reestruturar um negócio.