Hoje, 22 de março, às 20h, após a posse na cadeira de número 09 na Academia Paulista de Letras, o fotógrafo agora também escritor, Marcio Scavone, fará em formato soft opening o lançamento de mais uma obra, “Copo  de Luz,  desta vez, um título que carrega a responsabilidade de ter sido o livro que o levou para a Academia Paulista de Letras. Entre as presenças confirmadas estão: o Prof. Gabriel Chalita, o Secretário e Estado da Educação de São Paulo José Renato Nalini, Roberto Duailibi,  Maestro Júlio Medaglia, Lygia Fagundes Telles, José Gregori, Juca de Oliveira Jô Soares, Fernanda Lima, Mauricio de Souza, Michelli Provensi,  entre outros

Trata-se do 11º livro de Scavone que, apresenta um processo de investigação das suas raízes, carreira, influências e, porque não, uma discussão estética da fotografia na atualidade bem como suas origens. A obra traz a bagagem cultural e artística, herdada de seu pai o também acadêmico, escritor e fotógrafo modernista, Rubens Teixeira Scavone (In memorian). Vale lembrar que sua avó, a romancista Maria de Lourdes Teixeira foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na academia de letras no Brasil. São 22 capítulos onde o leitor é convidado a fazer um passeio entre memórias e referências ilustradas com a sua fotografia ou a dos velhos mestres.

“Esse livro é um diário, são ideias de um fotógrafo que se formou no século 20, que entrou no século 21 suficientemente aberto e jovem para abraçar o digital e que agora se depara com essa avalanche de imagens e resolve fazer uma reflexão”. Sobre o retrato, sua especialidade ele diz: “A obrigação do retratista é mostrar o que o outro quer esconder”. E ainda “todo retrato é um autorretrato”, ao se referir a quantidade de energia, criatividade e visão pessoal que cada retrato seu carrega.