campeão fisio

campFisiculturismo ou culturismo é o uso exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo e conseguir a melhor formação muscular. O fisiculturista participa de apresentações coletivas ou individuais, de comparação e os critérios são: volume, simetria, proporção e definição muscular .Esta paixão levou Marciel Mendes a se engajar no esporte no final de 2013,  onde participou do seu primeiro campeonato, já federado, na categoria até 85kl no Campeonato Aberto de Limeira I IFBB sendo o 3° colocado.

Seu próximo desafio foi na grande feira de São Paulo ExpoNutricion, a mais importante do setor de nutrição esportiva, onde conseguiu o top 6. A partir de então traçou seu primeiro objetivo Estreantes IFBB/SP em 2014, sendo Vice Campeão e ganhando vaga para o Paulista, onde sagrou-se Campeão na Categoria.

No mesmo ano retornou ao Campeonato Aberto de Limeira tornando-se Campeão da Categoria e Overaal – Melhor Atleta do Campeonato.

fios 1

Em 2015 mudou de federação para a IFBB MINAS onde participou dia 20/06 do tradicional Campeonato Mineiro de fisiculturismo sendo Campeão da Categoria e Overral

Seu próximo campeonato será o brasileiro em agosto deste ano.
História do Fisiculturismo

As raízes do fisiculturismo começam na Grécia Antiga, onde os atletas treinavam nos ginásios “Escola para exercícios nus “. Eles usavam o treino de resistência  para melhorar seu desempenho nos esportes .O “Ideal Grego” viria a influenciar o fisiculturismo moderno com o padrão estético que  hoje  tem nas competições.

Foi no século XI, na Índia, que o fisiculturismo surgiu. Os indianos utilizavam pesos primitivos esculpidos em pedra com o único propósito de se tornarem maiores e mais fortes Em meados do século XIX o halterofilismo tornou-se popular como forma de melhorar a saúde e aumentar a força. As pessoas passaram a ser expostas ao que ficou conhecido como a cultura física através de atrações baseadas em feitos de força.  Na época,  estavam interessados apenas nos feitos de força; não na aparência dos homens.   A mudança ocorre com a chegada do prussiano Eugen Sandow, conhecido como o homem mais forte do mundo, que se tornou o pai do” Fisiculturismo Moderno”.

Dando-se o desenvolvimento da rotina de apresentação no esporte, onde os atletas fazem uma série de poses diferentes. Sandow desenvolveu alguns dos primeiros equipamentos para musculação  e,  foi responsável pela primeira revista relacionada ao fisiculturismo existente. Originalmente chamada “Cultura Física”, mais tarde, tornou-se “A revista de Cultura Física de Sandow” (Sandow’s Magazine of Physical Culture).

AS primeiras competições de levantamento de peso começaram oficialmente com o Campeonato Mundial na Inglaterra, em 1981 e, mais tarde com dois eventos nos Jogos Olímpicos de 1896.

Em 1901 a primeira “ Grande Competição” aconteceu no Royal Albert Hall, em Londres tendo Sandow como um dos jurados, junto à Sir Arthur Conan Doyle e Sir Charles Lawes.

Hoje a estatueta conhecida como ‘Sandow’ é dada ao vencedor da competição de fisiculturismo de maior prestígio no mundo :  Mr. Olympia.