A Marchon Eyewear, Inc., uma das maiores fabricantes e distribuidoras de óculos de sol e receituário de qualidade do mundo, anunciou uma parceria com a Eastman, companhia global de materiais especiais. A Marchon será a primeira empresa de óculos a produzir e vender armações utilizando o AcetateRenewda Eastman, um material completamente sustentável que será usado pela Marchon em suas próprias armações, bem como nas licenciadas.

Segundo Nicola Zotta, presidente e CEO da Marchon Eyewear, Inc “Estamos muito orgulhosos em anunciar nossa parceria com a Eastman.Como a primeira fabricante de todos os tempos a colaborar com a Eastman, esse relacionamento será benéfico para nós, uma vez que irá reduzir significativamente o desperdício e a emissão de gases do efeito estufa, mantendo o nosso comprometimento com a segurança e a sustentabilidade sem comprometer a qualidade das nossas armações”

A Eastman utilizará sua tecnologia de renovação de carbono, um processo que é capaz de reciclar alguns dos lixos plásticos mais complexos, incluindo os plásticos sem poliéster e os plásticos misturados, que não podem ser reciclados com os métodos convencionais. Através da tecnologia avançada de reciclagem da Eastman, as sobras de acetato das armações produzidas pela Marchon poderão ser desviadas dos aterros e utilizadas na produção de novos óculos de acetato sustentável e de alta qualidade. 

foto divulgação

Acetate Renew, produzido com a tecnologia inovadora de renovação de carbono da Eastman, é feito a partir de materiais reciclados certificados* e de origem biológica, e promove três elementos-chave para a Marchon Eyewear: 

Material sustentável com pegada de carbono reduzida – atendendo à demanda dos consumidores por uma moda ecologicamente correta. Além de ter em sua composição 40% de materiais reciclados certificados* e 60% de conteúdo de base biológica, o Acetate Renew, quando comparado aos acetatos tradicionais, reduz a emissão de gases do efeito estufa e a utilização de combustíveis fósseis em sua produção. 

Menos lixo em aterros – Usualmente, 80% do material utilizado em folhas de acetato são sobras. Ao invés de serem descartadas, as sobras serão agora devolvidas para a Eastman, onde serão recicladas e transformadas em material novo, criando um processo de produção circular. 

Performace Idêntica  Diferente de outras alternativas sustentáveis, o Acetate Renew é indistinguível do acetato clássico, assegurando a alta qualidade dos modelos esperada da Marchon Eyewear.  

“Essa colaboração com a Marchon marca uma conquista significativa para a economia circular ligada à indústria de óculos”, disse Scott Ballard, vice-presidente e diretor-geral da Eastman Specialty Plastics. “Com o Acetate Renew, a Eastman combina seus 80 anos de história de inovações materiais para a fabricação de óculos com tecnologias que ajudam a garantir a sustentabilidade da indústria no século 21. Estamos orgulhosos em nos unir a Marchon para introduzir peças feitas com material 100% reciclado, produzido a partir de técnicas avançadas de reciclagem”.