65 marcas brasileiras de calçados,  estão dividindo espaço com algumas das maiores grifes de sapatos do mundo, mostrando  suas criações em Milão, na Itália, a capital italiana da moda, durante a theMicam, uma das principais feiras lançadoras de tendência em acessórios do mundo.

A mostra, que encerra amanhã, dia 20 de setembro,  está apresentando as novidades para a próxima temporada quente a compradores, investidores, formadores de opinião e imprensa especializada. As empresas foram através do programa Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Tendências

 

As novidades para o público feminino trazem muita bossa e personalidade, em propostas que vão do mood artesanal à febre dos metalizados, sem ignorar as trends do sportswear e as criações que vibram na batida do ultrafeminino, que são a grande aposta para o Verão 2018. Os lançamentos transitam entre modelos de tênis, sandálias de construções delicadas e robustas, scarpins, peep toes, flatforms, anabelas, sapatilhas e rasteiras.

Ultrafeminino

 

Peças com prints florais e aplicações de flores em relevo se destacam, em nuances que variam dos tons pastel e da cartela de vibrantes como o vermelho, pink e amarelo.

 

 

 

 

Handmade

A

 

 A  vibe artesanal se apresenta de diversas formas, com destaque para os modelos adornados por bordados florais e étnicos, além dos materiais naturais, com destaque para a corda, cortiça e os materiais tramados em palha.

  

 

Metalizados

Os metalizados retornaram com força total à cena fashion, exibindo nuances coloridas além dos tradicionais prata e dourado. A trend sai das festas e invade peças que prometem incrementar também looks diurnos com muita personalidade, com um toque sutil de futurismo.

 

 

 

 Esportivos

Os modelos esportivos estão em voga no street style e nas passarelas há algumas temporadas consecutivas. Agora eles ganham ares tecnológicos, com a utilização de elásticos e materiais extremamente leves e macios. 

Já para os homens, os lançamentos esbanjam versatilidade e modernidade, em propostas despojadas que priorizam o conforto. Predominam tons neutros e terrosos, além de modelos no estilo navy e com referências tropicais, que são aposta certeira para trazer o frescor que a temporada quente requer. Pinceladas de tons vibrantes e também sóbrios também aparecem entre as novidades, com nítidas referências esportivas. Modelos de chinelos, slides, sandálias com tiras largas, sapatos sociais, abotinados e tênis estão entre as novas criações para o público masculino.

  

Para os pequenos, as tendências de moda surgem adaptadas, em sintonia com suas necessidades e com uma pegada bem lúdica. Para as meninas, os metalizados e os de proposta artesanal são os highlights, ao lado de modelos com estampas divertidas e elementos como laços, flores e arco-íris, repletos de muita cor e delicadeza. Para os meninos, as novidades surgem pautadas pelo navy, rústico e também os esportivos, dando forma a sandálias, chinelos e tênis cheios de personalidade.