Considerado um dos arquitetos mais importantes do século 20, Frank Lloyd Wright foi a figura mestra da arquitetura orgânica, e os  recém completos 150 anos de seu nascimento são comemorados na cidade de Lakeland, Flórida Central, comemora a marca deixada pelo arquiteto em uma incrível coleção modernistas para turistas e moradores da região

 

 Lakeland-  foto divulgação

Conhecida como a  Cidade dos Cisnes, Lakeland é a maior do Condado de Polk, cercada por centenas de lagos naturais que fazem da paisagem bucólica um interessante roteiro alternativo para famílias na Flórida É nesta  cidade que está escondido um tesouro pouco conhecido dos turistas e amantes da arquitetura, mais especificamente na universidade da cidade, a Florida Southern College.

Além da casa onde viveu Frank, ainda decorada e aberta à visita do público, a Universidade reúne seu maior acervo do mundo. Ao total se somam 13 edifícios de sua autoria, um verdadeiro museu a céu aberto que é considerado Patrimônio Histórico Nacional dos Estados Unidos.

Entre os edifícios do campus está localizada a Fonte em Domo, construção central na concepção de Wright para representar a conceitual ‘fonte do conhecimento’. Construída inicialmente em 1948, à época não havia tecnologia adequada para seu funcionamento, de forma que até a reforma de 2007 era apenas uma piscina aberta. Uma estrutura adequada permitiu a adaptação do original para a estética e funcionamento de domo pensado por Wright.

As duas capelas do campus possuem um design arrojado para a época, especialmente para um espaço religioso. Primeiro prédio terminado no campus, ainda em 1941, a capela Annie Pfeiffer é considerada paradigma do trabalho do arquiteto. Situada em um declive suave, tem uma estrutura fechada pelo lado de for, embora os blocos de concreto sejam perfurados e preenchidos com vidro colorido, admitindo a entrada de luz colorida e seus efeitos no interior da construção.

Já a pequena Willian H. Danforth Chapel reúne o único trabalho de vitral do arquiteto no campus e o último de sua carreira, além de manter o mobiliário original desenhado por Wright para a capela. É um passeio que os interessados na Arquitetura que estão visitando a Florida devem fazer, especialmente do estilo modernista, se tornando uma parada obrigatória para quem passa por Lakeland.