O maestro italiano Luciano Chessa apresenta, pela primeira vez no Brasil, a performance Dinamismo Futurista. Com características próprias que se diferem de um concerto tradicional, mas que trazem um resultado surpreendente, o espetáculo tem apresentação única em São Paulo, no dia 19 de março. Realizado em parceria com o MAC USP Ibirapuera, que recebe o espetáculo com entrada gratuita, o “concerto excêntrico” integra a programação do  Ano na Itália na América Latina,, realizado pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo. O evento no país também conta com o apoio da Associazione Culturale Milano Art Affairs.

 

Apresentada em vários países, a performance reúne uma série de composições para piano e dan bau vietnamita inspiradas na vanguarda história do Movimento Futurista. Como reforço da inovação musical proposta pela corrente, o programa inclui ainda, a poesia sonora de Filippo Tommaso Marinetti, o fundador do Manifesto de Fundação do Futurismo (1909) e as artes plásticas de Fortunato Depero (1892-1960), um dos fundadores do movimento e precursor da Pop Art.

 

Compositor, diretor, maestro e músico, em 2009, Chessa foi convidado pela Bienal de Arte Performática de Nova York a organizar e reger a primeira orquestra de entoadores de rumor futurista, a Orchestra of Futurist Noise Intoners (OFNI). Inspirada no pintor e compositor do Futurismo Luigi Russolo (1885-1947), inicialmente, a OFNI foi apresentada por Chessa em Nova York e São Francisco. Mais tarde, os concertos passaram a ocorrem em outras cidades, como Miami e Berlim.

 

Em 2014, durante um concerto dedicado ao Futurismo italiano em Nova York, o performer apresentou a sua releitura musical do Manifesto de Fundação do Futurismo, que também trouxe vários dos poemas de Marinetti adaptados para a música.