A bebida-símbolo da ceia de Natal também pode ser usada no preparo de pratos especiais para ocasião festiva. É caso do lombo suíno marinado com Sidra Cereser,   Ingredientes 1,2kg de lombo suíno 3 folhas de louro 1 cebola cortada em quatro 3 dentes de alho Ramos de tomilho (a gosto) 1 xícara (chá) de água 2 xícaras (chá) de Sidra Cereser tradicional 2 colheres (sopa) de sal

Crosta de ervas:

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal 1 colher (sopa) de molho inglês 1 colher (sopa) de mostarda amarela 2 colheres (sopa) de mel Suco de 1 limão. 1 colher (sopa) de cebolinha picada 2 colheres (sopa) de salsinha picada Noz moscada (a gosto) ½ colher (chá) de pimenta do reino 1 colher (chá) de sal Modo de preparo   Coloque o lombo suíno em uma tigela e tempere com folhas de louro, cebola, dentes de alho, ramos de tomilho, água filtrada, Sidra Cereser e o sal, caso o seu lombo não tenha nenhum tipo de tempero. E leve o marinado para geladeira por no mínimo 2 horas ou, se puder, 6 horas.

Em outra tigela coloque todos os ingredientes da crosta de ervas e misture muito bem. Unte uma assadeira regando com um pouco de azeite.

Coloque o lombo já marinado e seque-o com um papel toalha.   Adicione a manteiga com as ervas por cima do lombo formando uma crosta e regue com o molho que sobrou na tigela.   Cubra a carne com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos.

Depois retire do forno e o papel alumínio, espalhe o lombo com os temperos e regue com o molho que se formou na forma.   Volte ao forno super alto por uns 15 minutos ou até dourar.

Sempre espere uns 8 minutos depois que tirar do forno para cortar, assim fica bem suculento.

Observações:

Coloque sal na sua marinada se o seu lombo não tiver nenhum tipo de tempero.  Senão, é melhor deixar o sal apenas na crosta. Para cada 1,2kg use 2 colheres (sopa) de sal na marinada, Se preferir, use outros tipos de ervas como tomilho, sálvia, orégano, alecrim. A sidra deixa a carne mais macia e úmida então não deixe de usar.  Se quiser pode usar a versão sem álcool também.   Rendimento: 5 porções