A Lojas Renner, por meio de seu braço social, o Instituto Lojas Renner, destinará R$ 1,2 milhão para a construção da nova fábrica do Instituto Butantan, que vai permitir ampliar a produção de doses da vacina Coronavac. A doação será repassada à organização social Comunitas, que lidera o processo de captação de recursos em parceria com a InvestSP e a Fundação Butantan.

O objetivo é acelerar a construção do Centro Multipropósito para Produção de Vacinas, que teve as obras iniciadas em novembro de 2020. Com 7 mil m², a unidade será quase quatro vezes maior do que a atual fábrica. Com a ampliação das instalações e a transferência de tecnologia, o Instituto Butantan terá autonomia produtiva da Coronavac, eliminando a necessidade de importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima que dá origem ao imunizante.

A expectativa é que a nova fábrica esteja apta a operar em escala industrial no final de 2021, com capacidade de produzir 100 milhões de doses por ano. Além disso, o espaço terá flexibilidade para fabricar linhas de diferentes vacinas, permitindo ao Instituto Butantan adaptar a produção de acordo com as necessidades futuras de imunização da população.

Com a doação, a varejista de moda se une a mais de 40 empresas privadas, que também estão contribuindo com a campanha de arrecadação em prol da construção da fábrica.

Eduardo Ferlauto foto divulgação

 Segundo o diretor executivo do Instituto Lojas Renner, Eduardo Ferlauto “Desde o ano passado, temos mobilizado uma grande rede de colaboração para multiplicar esforços e investimentos no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Queremos oferecer nosso apoio onde ele é mais necessário e, neste momento, entendemos que é na vacinação”, afirma

Com esta doação, a Lojas Renner vai contabilizar cerca de R$ 8 milhões investidos em ações de combate à Covid-19. A maior parte foi direcionada pelo Instituto Lojas Renner para apoiar hospitais que são referência no tratamento da doença, ajudar comunidades em situação de vulnerabilidade, enviar usinas de oxigênio para o Amazonas e, agora, com a doação para o Instituto Butantan. Em outra frente, a Lojas Renner também destinou recursos a pequenos negócios que integram a cadeia produtiva da rede varejista.