A Lojas Renner, por meio de seu braço social, o Instituto Lojas Renner, está mobilizando uma rede de colaboração que resultará na doação de mais de 1,3 milhão de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para instituições de saúde e profissionais dedicados ao tratamento de pacientes com coronavírus (Covid-19) em diferentes cidades do Brasil.  

Fabio Faccio,diretor presidente da Lojas Renner- foto divulgação

Para o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio. “É preciso unir esforços para enfrentar o avanço da doença no país, fazendo o possível para preservar a saúde e a segurança de todos. Estamos empenhados neste objetivo e ficamos gratos em ver a rede de solidariedade que ajudamos a formar, com o apoio de muitos parceiros”, afirma

Para fabricar 1,2 milhão de máscaras de proteção e 150 mil aventais hospitalares, foram providenciadas cerca de 16 toneladas de matéria-prima 100% nacional – uma parte foi comprada pelo Instituto Lojas Renner e a outra foi doada pelas empresas Braskem, petroquímica que fabricou a matéria-prima, e Fitesa, que a converteu em nãotecido. A varejista de moda desenvolveu os modelos de EPIs em acordo com as orientações técnicas vigentes e com a necessidade das instituições de saúde. A fabricação dos equipamentos está sendo feita por indústrias de confecção que já fazem parte da rede de fornecedores da Renner, e que adaptaram seu processo produtivo para atender à demanda.

Um primeiro lote de máscaras de proteção e de aventais hospitalares está sendo entregue para a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, além do Hospital Conceição e do Hospital de Clínicas, que são referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital gaúcha. Também já está acertado que o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vai ser beneficiado com a doação de uma parcela dos EPIs para o atendimento de pacientes do SUS. A distribuição do restante do material será definida pelo Instituto Lojas Renner em conjunto com as demais empresas envolvidas.

A iniciativa integra o pacote de R﹩ 4,1 milhões que a Lojas Renner está destinando a ações que buscam conter a disseminação da doença e auxiliar no seu tratamento, anunciadas pela companhia no último dia 23 de março. Além do apoio às instituições hospitalares, a varejista está dando suporte para comunidades na região sul do país, onde fica localizada sua sede administrativa e está concentrada boa parte de seus fornecedores. “Fomos a primeira empresa de varejo brasileira a fechar 100% de suas lojas em todo o território nacional e seguimos comprometidos em contribuir para frear o avanço do Covid-19 no país. Nossa prioridade é zelar pela saúde e o bem-estar coletivo”, diz Fabio