L’Occitane au Brésil ,marca do
Grupo L’Occitane ,  acaba de completar um ano de vida neste mês de maio, celebrando “Uma
história verdadeira” em todos os sentidos.  Nos últimos doze meses, ela
apresentou no mercado de beleza e cuidados pessoais itens exclusivos que trazem
a natureza exuberante do Brasil como fonte de inspiração. Cada linha de
produtos lançada tem o conceito e ingredientes dos biomas brasileiros: o
Mandacaru, proveniente da Caatinga; o Jenipapo, típico do Cerrado; a Bromélia,
um dos encantos da Mata Atlântica; a Vitória-Régia, que floresce na Amazônia; e
a Araucária, que inspira o frescos da Mata das Araucárias.

 

Esta foi a
primeira vez que o Grupo L’Occitane  desenvolveu uma marca única em parceria com
outro país, compartilhando a produção de cosméticos fora da sua fábrica na
Provence, sul da França. A criação da L’Occitane au Brésil  só aconteceu pelas similaridades entre o Brasil e a
Provence, que podem ser percebidas nas belezas naturais, nos ingredientes de
alta qualidade, nas tradições e riquezas e no jeito de viver. Foram
mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, com equipes do Brasil e
internacionais, para a criação de produtos de qualidade com ingredientes que
representam as diferentes regiões brasileiras e que nunca haviam sido usados no
setor de cosméticos.

 

Cada
um destes ingredientes – Jenipapo, Mandacaru, Bromélia, Vitória-Régia e
Araucária – é cultivado de maneira sustentável por produtores regionais. 
Estas parcerias visam unir ações de responsabilidade
socioambiental e também melhorar o cotidiano de muitas famílias por meio do
trabalho realizado com as vegetações. 

 

Artistas
locais em parceria com o diretor artístico  do Grupo , Olivier Baussan,
criaram ilustrações exclusivas para as embalagens de cada uma das linhas de
produtos. A identidade visual destaca técnicas inusitadas e aspectos que
valorizam a natureza e cultura do país. Desta mesma forma, foi concebido pelo
designer Marcelo Rosenbaum os “minimercados”, conhecidos como os quiosques da
marca. Todos eles foram inspirados
nos mercados municipais e feiras livres do Brasil, que representam não só a
riqueza dos sabores e aromas do país, mas também a simplicidade sofisticada na
forma de expor os produtos e enriquecer o ambiente.

 

Neste
primeiro ano, a marca estruturou suas lojas próprias e passou, ainda, a
investir na estrutura de franquias. Hoje, os produtos estão presentes em
cerca de 30 pontos de venda em São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Uberlândia,
Goiânia, Rio de Janeiro e Aracaju, incluindo franquias.