Lançado durante o XIII Congresso Internacional de Nutrição Funcional , em São Paulo, pela VP Editora, o livro “Nutrição Funcional & Sustentabilidade: alimentando um mundo saudável” tem como principal abordagem a interconexão entre os pilares da Nutrição Funcional e os conceitos de Sustentabilidade.  pela VP Editora, inédito no mercado brasileiro apresenta com exclusividade a conexão direta dos pilares da Nutrição Funcional aos conceitos de sustentabilidade e traz iniciativas inovadoras e práticas da biodiversidade alimentar brasileira.

O conteúdo apresenta uma visão profunda sobre a produção e o consumo de alimentos mais sustentáveis, fatores essenciais para a segurança e a soberania alimentar, bem como proteção ao meio ambiente. De maneira inovadora, a obra traz um resgate da alimentação tradicional, valorizando a biodiversidade brasileira (especialmente as Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC), a cultura, o pequeno produtor, o acesso justo e universal aos alimentos e as práticas agroecológicas baseadas no equilíbrio do meio ambiente. Para tanto, o livro contempla aspectos científicos, práticos e iniciativas sustentáveis que, entrelaçados, mostram o amplo horizonte de possibilidades que vai muito além dos atuais sistemas agroalimentares que promovem a escassez de recursos naturais e de variedade alimentar.

 

Sobre as autoras:

Dra. Valéria Paschoal

Nutricionista. Mestre na área de Nutrição e Pediatria pela UNIFESP – EPM. Editora Científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional. Coordenadora científica e docente convidada dos cursos de Nutrição Clínica Funcional da Universidade Cruzeiro do Sul. Diretora da VP Centro de Nutrição Funcional. Autora dos Livros “Nutrição Clínica Funcional: dos Princípios à Prática Clínica”, “Suplementação Funcional Magistral: dos Nutrientes aos Compostos Bioativos”, “Nutrição Clínica Funcional: câncer” e “Tratado de Nutrição Esportiva Funcional”. Colaboradora dos livros “Compostos Bioativos dos Alimentos” e “Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia”. Coordenadora da Comissão Científica do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF). Membro do The Institute for Functional Medicine – USA. Nutricionista do CSA Brasil (Community Supported Agriculture – Agricultura Sustentada pela Comunidade). Membro do conselho consultivo da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição clínica e esportiva funcional, alimentos, minerais, compostos ativos, nutrição e saúde do meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

 

Dra. Ana Beatriz Baptistella

Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Coordenadora do departamento científico da VP Centro de Nutrição Funcional. Coordenadora científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional. Autora, colaboradora e revisora dos livros da Coleção Nutrição Clínica Funcional publicados pela VP Editora. Membro do The Institute for Functional Medicine (IFM). Atendimento clínico funcional em consultório particular.

 

Dra. Neiva dos Santos Souza

Nutricionista do departamento científico da VP-Centro de Nutrição Funcional. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e em Fitoterapia Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Membro da coordenação científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional. Colaboradora de livros da coleção Nutrição Clínica Funcional publicados pela VP Editora. Docente convidada do curso de Pós-graduação em Fitote