O papel da fé no tratamento de pacientes com câncer é o mote do livro Espiritualidade e Oncologia – Conceitos e Prática, recém-lançado pela Editora Atheneu.  A obra tem edição do oncologista clínico Felipe Moraes Toledo Pereira, médico assistente na Unidade de Terapia Intensiva da Escola Paulista de Medicina, e dos editores associados, Diego de Araújo Toloi, médico assistente de cancerologia clínica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo , Paulo Antônio da Silva Andrade, Psicólogo do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, e Tiago Pugliese Branco, Médico Geriatra pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 Para  os autores, a fé do paciente e a de todos a sua volta pode ser forte aliada durante a luta contra o câncer. Em suas 200 páginas, o livro propõe a abordagem da doença e das condições terminais em que o paciente se encontra, por meio da espiritualidade, da tríade humana (corpo, aparelho psíquico e espírito) e de uma visão mais profunda da dor, Propõe reflexões sobre a natureza intrínseca da vida, a noção que o ser humano tem de questões de vivência e de existência e, no caso dos pacientes com câncer, a consciência do envelhecimento e da morte.

A espiritualidade faz, assim, o papel – não de tratamento tangível, como os medicamentos – mas de um sistema de crenças subjetivas que depende da fé de cada paciente.A intenção é mostrar aos profissionais da área como usar essa espiritualidade como um mecanismo de esperança dos pacientes oncológicos, produzindo efeitos sobre esses indivíduos e sobre o meio social em que eles vivem.

A despeito de o tema principal estar diretamente ligado ao tratamento do câncer, a obra é dedicada não só aos oncologistas, mas também aos enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, clérigos e todos os demais que tiverem envolvimento com o paciente oncológico