O livro  Melancolia ,  lançado pela Editora Record , será transformado em curta-metragem com consultoria de roteiro do cineasta e escritor Jean-Claude Bernardet.

Carlos Cardoso foto divulgação

Os poemas ganharam leituras dos atores Patrícia Pillar e Othon Bastos e estão disponíveis no Youtube (Carlos Cardoso, Poeta) e foram exibidos também no Canal Curta!.

 Eleito o melhor livro de poesia da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) – traz textos reflexivos de Heloísa Buarque de Hollanda, que assina a orelha, e Antonio Carlos Secchin, autor do posfácio.

A capa nasceu de um encontro do autor com o pintor e escultor Carlos Vergara, que se envolveu completamente e, inspirado na temática do livro, produziu uma instalação exclusivamente para ilustrar a obra.

Carioca,  com formação em engenharia, um dos destaques da sua geração, Carlos Cardoso, traz a sua  produção literária marcada pela intensa reflexão sobre o fazer poético e a efemeridade da existência, além de um constante diálogo intertextual com pares como, Antonio Cicero e Antonio Carlos Secchin, poetas cujo cuidado com a linguagem é condição primordial para construção dos versos.

Alguns de seus poemas foram traduzidos e publicados em revista de artes e crítica literária de países como Portugal, França, Espanha, Itália, Colômbia, Vietnam, México, Bulgária, Ucrânia, entre outros.

Carlos é também autor  de poemas do livro  Sol Descalço, que será relançado agora em junho pela Editora Record