A LATAM Airlines Group S.A. e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos solicitaram proteção voluntária pelo processo de reorganização financeira previsto no Capítulo 11 da lei dos EUA. Trata-se de um amparo legal comprovado por meio da qual , terão a oportunidade de redimensionar suas operações para o novo ambiente da demanda e reorganizar seus balanços, permitindo que emerjam mais ágeis, resilientes e sustentáveis

 As afiliadas na Argentina, Brasil e Paraguai não estão incluídas no pedido . O Grupo no Brasil, está em discussão com o governo sobre próximos passos e suporte financeiro às operações brasileiras.

   Todas as empresas do grupo continuarão a operar conforme as restrições de viagem e a demanda permitirem, e  a voar sem nenhum impacto nas operações de passageiros ou de cargas, reservas, vouchers ou pontos LATAM Pass.

O grupo garantiu o suporte financeiro de acionistas, incluindo as famílias Cueto, dois dos maiores  de seus acionistas, que se comprometeram com um financiamento adicional de $900 milhões de dólares em um financiamento DIP (debtor-in-possession) . Na extensão permitida por lei, o grupo aceitaria outros acionistas interessados em participar desse processo para fornecer financiamento adicional.  No momento do pedido, o grupo tinha aproximadamente $1.3 bilhões de dólares em dinheiro disponível.

Roberto Alvo, foto divulgação

 Segundo Roberto Alvo, CEO da LATAM “A empresa  entrou na pandemia como um grupo de companhias aéreas saudável e lucrativo, mas circunstâncias excepcionais resultaram em um colapso na demanda global que não apenas levou a aviação a praticamente uma paralisação, mas também mudou o setor para o futuro próximo. Implementamos uma série de medidas difíceis para mitigar o impacto dessa disrupção sem precedentes no setor, mas, no fim das contas, esse caminho é a melhor opção para estabelecemos as bases certas para o futuro do nosso grupo de companhias aéreas. Estamos olhando adiante, para um futuro pós-COVID-19, e focados em transformar nosso grupo para que ele se adapte a uma nova e evolutiva maneira de voar, com a saúde e a segurança de seus passageiros e funcionários em primeiro lugar. Estamos confiantes que esse processo reunirá essas diversas partes interessadas na construção de uma nova LATAM, mais bem posicionada para ter sucesso nos próximos anos.” afirmou