Natura &Co América Latina, unidade de negócios do grupo Natura &Co que reúne as operações de Avon, Natura, The Body Shop e Aesop na região, acaba de anunciar a chegada de José Manuel Silva, que em 7 de junho assumirá a vice-presidência de Serviços Financeiros.

Silva terá reporte direto a João Paulo Ferreira, presidente da Natura e CEO do grupo Natura &Co para a América Latina. A nova vice-presidência de Serviços Financeiros será responsável por desenvolver soluções como o &Co Pay, sistema lançado no fim de 2020 que permite que as consultoras tenham sua própria conta digital.

Atualmente, mais de 150 mil Consultoras de Beleza da Natura no Brasil já contam com esse recurso e têm acesso a serviços de saldo, extrato e transferência gratuitos, além de poder pagar contas, fazer recarga de celular e realizar compras usando cartão de débito em um conjunto de serviços antes só disponíveis de forma fragmentada, oferecidas por diferentes plataformas e empresas. O novo executivo terá o desafio de expandir esse ecossistema de serviços financeiros de forma competitiva, tanto para consultoras Natura quanto para representantes Avon.

“Estou muito feliz em me somar a Natura &Co América Latina e em fazer parte de um grupo orientado por propósitos, com quatro marcas icônicas, conhecidas por sua inovação e pioneirismo. Mais do que isso, estou muito entusiasmado em poder contribuir para a criação dessa nova área, focada em serviços financeiros, que será importante viabilizadora da inclusão digital e financeira de nossa rede de mais de 4,5 milhões de consultoras e representantes na América Latina”, afirma Silva.

O executivo nasceu em Caracas, na Venezuela, mas foi criado no Porto, em Portugal – terra natal de seus pais. Ao longo de 22 anos de carreira, esteve na SAP, executando projetos na Itália, Alemanha, Espanha e Reino Unido. Na Inglaterra, ingressou no mercado bancário, trabalhando no HSBC, onde ocupou posições na Europa e no Brasil. Foi responsável por operações, tecnologia e contas digitais no Banco Carrefour e, mais recentemente, liderou a transformação digital do Grupo Sofisa.