O paisagista João Jadão, diretor da Planos e Plantas, e Catê Poli, arquiteta paisagista à frente do escritório que leva o seu nome, renovam a parceria de sucesso para apresentar o Jardim dos Chefs, nesta 33ª CASACOR São Paulo, que neste ano tem como tema Planeta Casa, onde todo o jardim pode ser reaproveitado – desde plantas, mobiliário e até luminárias. “Optamos por não fazer nada construído, portanto o jardim pode ser levado para outros lugares graças ao reaproveitamento de toda sua composição”, diz Catê Poli.

 

Os profissionais em um espaço de 250 m² apostam na vivência do verde para criar um jardim funcional e sustentável. Com uma composição completa de folhagens e espécies tropicais, assim como uma seleção de árvores frutíferas, flores comestíveis e temperos, o projeto ainda homenageia dois importantes nomes da gastronomia brasileira: o casal Janaína e Jefferson Rueda.  A dupla se destaca no meio gastronômico com sua desenvoltura para assinar pratos com mix de sabores e culturas e está à frente dos consagrados Bar da Dona Onça, A Casa do Porco e Hot Pork.

Para compor o jardim, ambos criaram uma mistura equilibrada. Aproveitamos as árvores que já existiam no Jockey e integramos novas espécies frutíferas nativas, como jabuticabeiras e grumixama, flores comestíveis e temperos, explorando diferentes particularidades”, explica Catê Poli, que ainda destaca a planta Yucca Coccinea, xerófita com origem no Texas (EUA).

Quando o assunto é gastronomia, destacam-se a oliveira centenária e as tamareiras, além das flores comestíveis, como capuchinha e lantana, e a integração do pomar e horta com o jardim, que oferecem temperos (alecrim, manjericão e pimenta) e chás (cavalinha) plantados diretamente no chão. “Mais do que trazer para dentro de casa alimentos nutritivos, ter uma horta e um pomar integrados ao jardim é uma experiência que explora nossos sentidos e o contato com a natureza, sensação que pretendemos oferecer em nosso ambiente”, explica João Jadão.

 

foto Eveyn Muller

Na concepção do receber, o Jardim dos Chefs oferece áreas de estar perfeitas para uma boa convivência. Para quem deseja fazer uma pausa, descansar ou desfrutar da paisagem, a seleção de móveis feitos de corda náutica, da Tidelli, serve de apoio, como bancos, estofados, chaises (do designer Alfio Lisi) e até mesmo uma confortável rede. As cores eleitas para o mobiliário engrandecem a paleta natural do jardim. “Apostamos em tons terrosos – tendência na Semana do Design de Milão, no Living Coral, cor do ano eleita pela Pantone, além de detalhes em azul índigo e tecido furta-cor azul e laranja, nuances que também estão super em alta”, conta Catê Poli.

Certificadas e provenientes de manejo sustentável, as mesas de centro (Arboreal), de troncos de pequiá e itaúba, oferecem um clima rústico e tropical ao ambiente, assim como a coleção de vasos da Vasart, feita em parceria com Carol Costa, do blog Minhas Plantas e apresentadora do programa A Louca das Plantas. Compondo com espécies de suculentas, os vasos têm a forma de seixos e são de polietileno desenvolvido a partir da cana de açúcar, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa, além de serem 100% recicláveis. Com desenhos geométricos, o piso drenante (Castelatto) também é sustentável e drena 90% da água da chuva evitando a impermeabilização do solo. A lareira à gás (Construflama) é automática e acionada com controle remoto e a iluminação, com embutidos e balizadores orientáveis em led, é da Vitali.