A Jequiti, uma das maiores empresas de cosméticos do país, deu start a um novo posicionamento de marca e passa a assumir, com propriedade, sua origem na indústria do entretenimento. A marca fundada em 2006 pelo grupo SS quer fazer um tributo a esse universo.

Um estudo diagnóstico sobre a empresa, conduzido pela consultoria McKinsey & Co., foi o ponto de partida. A partir dos insights levantados, foi aprovado um projeto estratégico que buscou desenvolver um novo posicionamento para a marca.

O primeiro passo do projeto foi identificar o propósito da Jequiti, entendendo que a marca que vai além do que se relaciona ao mundo da beleza: ela busca proporcionar um sonho possível e encorajar as pessoas a sonhar e conquistar. Foi necessário olhar para dentro e identificar o DNA da marca. “Precisávamos reencontrar nossa origem e nos assumir como parte do grupo Silvio Santos”, diz Antonio Mônaco, CEO da Jequiti.

“A Jequiti sempre esteve presente no universo do entretenimento, mas percebeu que poderia assumir isso como parte da sua identidade”, explica ainda Mônaco. Segundo ele, agora a empresa passa a se pautar pelo tripé Cosmética, Entretenimento e Sonho  como diferencial da sua proposta de valor.

Com esses pilares estabelecidos, o desafio foi passar de uma linguagem popular para uma linguagem mais pop que aproximasse a Jequiti do público jovem e ampliasse o alcance do seu target, incorporando também a classe B2. Faz parte desse universo o programa de TV Roda Roda Jequiti, que distribui milhões em prêmios; e agora também o clássico Baú da Felicidade, que a Jequiti incorporou mais recentemente como parte do negócio.

No projeto da nova marca, a empresa contou com o apoio da Ana Couto Branding, que ajudou a definir os atributos que irão expressar a nova fase da empresa, que conta com 250 mil consultoras presentes em todos os Estados. A marcai quer ser vista como uma marca “encorajadora”, “inclusiva”, “alegre”, “genuína” e “confiável”, incorporando seu universo de origem, o entretenimento que vem do grupo Silvio Santos.

A partir daí, o passo seguinte foi traduzir tudo isso em uma identidade compatível. A marca ganhou um novo logotipo e paleta de cores, que refletem seus atributos. Uma nova assinatura resume seu propósito: Sonha que dá. “Foi criada uma nova linguagem, um novo vocabulário, mas nossa marca mantém o  traço manuscrito, para simbolizar que há muitas mãos nos ajudando a escrever essa história”, explica Mônica Gregori, Diretora de Marca e Comunicação.

Em  tempo recorde, estruturou a equipe, desenvolveu a identidade da marca e contratou uma nova agência de comunicação. A BETC conquistou a conta da empresa em meados de junho e imediatamente captou o novo posicionamento, traduzindo-o em uma comunicação glamorosa e divertida. Na campanha, além de grandes estrelas da perfumaria Jequiti como Anitta, Luan Santana e Ivete Sangalo, consultoras e colaboradores da empresa também participam. O toque lúdico fica por conta do emblemático Roque, figura querida por todos que acompanhavam os programas de domingo no SBT.