O salão Jacques Janine  completa 60 anos. Com sua primeira unidade inaugurada em 1958, após o casamento dos franceses Jacques e Janine Goossens, na rua Augusta, em São Paulo, a empresa conta com mais de 60 franquias espalhadas por oito estados brasileiros, tornando-se a maior rede de salões de beleza da América Latina. Em seu plano de expansão, investe na internacionalização da marca, com foco nos Estados Unidos.

A história de empreendedorismo surgiu quando o casal francês se conheceu num piquenique na cidade de Mogi das Cruzes, região do Alto Tietê, em São Paulo. Jacques, filho de manicure de um renomado salão parisiense, cresceu envolto ao trabalho da mãe e de grandes mestres da coiffure. Janine, encantada pelo mundo da beleza desde pequena, formou-se maquiadora e esteticista pela consagrada escola Harriet Hubar Ayer em Paris. Apaixonados, em três meses, estavam casados.

Uniram-se em casamento, profissão e missão de vida, tendo o amor como base de tudo que realizaram. Trabalharam muito, inovaram e criam conceitos, como o de Beleza Completa, que alia no mesmo espaço cuidados de beleza e bem-estar para o corpo e a mente; e o Dia da Noiva, que foi absorvido por diversos salões e pela cultura brasileira.

Para Janine, era comum a noiva chegar muito nervosa ao salão após dias de ansiedade e intensos preparativos, por isso existia a necessidade de uma experiência aconchegante.  “Há quase 40 anos, Jacques e eu fomos à Índia. Nesta viagem, vimos que a noiva tinha acompanhamento especial para se preparar. Tias, madrinhas, amigas e outras mulheres a ajudavam num ritual que envolvia massagem, conversas amenas, amparo emocional. Foi quando percebi que poderíamos levar essa experiência para o salão. Adaptamos a ideia e criamos um conceito de atendimento especial para o grande dia”, explica.

Em 1990, o Jacques Janine se tornou a primeira empresa brasileira a iniciar o sistema de franquias de salão de beleza com a unidade de Londrina (PR). Atualmente, a marca conta com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, e uma em Orlando, nos Estados Unidos.

Ao longo de sua história, a rede conquistou inúmeros prêmios, como o Life Achievement Award, principal premiação oferecida pela Intercoiffure Mondial, que homenageia importantes profissionais da beleza e sua contribuição para o mercado, recebido em 2014. A experiência do casal também resultou em três livros: Beleza Sempre; Beleza, um Conjunto em Harmonia; e Muito Além da Beleza.

Para dividir os conhecimentos acumulados nos anos de profissão, Jacques e Janine também fundaram a Académie Jacques Janine, centro de desenvolvimento técnico e humano de centenas de profissionais do mercado da beleza brasileira. Além disso, a marca é a primeira a criar uma Universidade Corporativa, onde forma os gestores que estão à frente das franquias da empresa.