O Seminário Internacional ARTE!Brasileiros chega à sua quarta edição em 2016 e será realizado dia 8 de setembro, durante a semana de abertura da 32ª Bienal de São Paulo.  O tema, “Arte Contemporânea e Realidade”, foi escolhido tendo em mente o contexto social, histórico, político e científico em que vivemos, quando o próprio conceito do que é real tem sido questionado e reinventado. O objetivo é entender de que forma o real é representado ou se apresenta através da arte.
Diversos especialistas, entre críticos de arte, psicanalistas, artistas, curadores, diretores de instituições de arte, do Brasil e do exterior, estarão presentes. A abertura do evento ficará por conta do artista chileno Alfredo Jaar, que trabalha a questão da realidade da imagem e de sua representação na mídia e apresentará uma de suas conferências/performances pensada especificamente para o público brasileiros.

Na sequência haverá uma discussão entre Christian Dunker, professor titular do Instituto de Psicologia da USP e psicanalista; Tania Rivera, também psicanalista e professora da Universidade de Brasília; e Jochen Volz, curador da 32ª Bienal de São Paulo.
O evento conta com a presença especial da diretora artística Carolyn Christov-Bakargiev, que foi considerada uma das top 10 dentre as 100 pessoas mais influentes no mundo da arte pela consagrada publicação ArtReview, responsável pela Documenta 13 e curadora da Bienal de Istambul. Marina Fokidis, fundadora e diretora da Kunsthalle Atenas e diretora artística na Grécia para a Documenta 14, formará um painel junto a Agustín Perez Rubio, diretor artístico do Malba.