A instabilidade econômica que assola o país nos últimos anos, atingiu fortemente o setor imobiliário. Construtoras não conseguem concluir os projetos e entregar no prazo prometido, por vários motivos. Entre eles, e sem dúvida o mais grave, a falência, que deixa vários adquirentes no prejuízo.

Ações são movidas e ganhas na justiça, mas os compradores não recebem compensações, já que nada é achado no bloqueio de bens das empresas. Diante dessa realidade, os compradores veem poucas, ou nenhuma chance, de reverter esse panorama.

Com o objetivo de oferecer uma solução eficiente para esses casos, Isadora Rebouças fundou em 2017 a IRR, dedicada à reestruturação e gestão de ativos imobiliários com problemas complexos. Nos casos de atraso na entrega ou falência da incorporadora muitas vezes a solução é trazer os recursos via crédito para finalizar as obras, que em geral já evoluíram pelo menos 40%.

A IRR estabelece relação com grandes bancos e fundos de investimento, buscando soluções criativas para rentabilizar e dar liquidez à ativos imobiliários estressados. Muitos desses fundos já captaram recursos e estão prontos para fazer alocações, que podem variar de 10 até mais de 100 milhões de reais, comenta Isadora.

Em menos de 2 anos de atuação, a IRR já estruturou mais de R$70MM em negócios confidenciais como a venda de um portfólio de BNDU de um banco pra um fundo, a venda de um edifício corporativo de um FII pra uma incorporadora, realização de crédito pra conclusão de obra residencial e estruturação de antecipações de recebíveis diversos.

Todo o expertise em encontrar essas soluções, vem da sua atuação como diretora da RK Partners Investments de 2015 a 2017, onde foi responsável pelas iniciativas de Real Estate e Dívida Estruturada para a Cerberus, bancos de renome internacional como Goldman Sachs e players referência no mercado imobiliário Brasileiro como a São Carlos S.A.