A pré-estreia do Documentário Expedição 21, acontece amanhã, 18 de julho, no Palácio dos Festivais em Gramado. O filme tem como objetivo retratar momentos de pessoas com Síndrome de Down e comprovar que elas podem morar sozinhas e ter autonomia para as práticas do dia-a-dia. Após a apresentação, o material deverá chegar às plataformas digitais ainda este ano

Tânia Zambon, a Coach de equipes nº 1 do Brasil e responsável pelo Instituto do mesmo nome, apoia o projeto e participará do evento palestrando sobre sua experiência com relacionamentos interpessoais e demonstrando como esse estudo é significativo para nossa sociedade.

A imersão Expedição 21, realizou-se de 5 a 8 de novembro de 2018, em Florianópolis/SC, com o objetivo de desenvolver a independência e autonomia de 18 adultos com síndrome de Down, sem a presença dos seus pais.

A experiência tornou-se um documentário e confirmou através de uma pesquisa empírica, como a interação com o meio pode melhorar o desenvolvimento, a cognição e a autoestima de uma pessoa com deficiência.

Com duração de 70 min, o documentário mostra os bastidores dos quatro dias da Expedição, as conquistas dos participantes após experiência, e como eles conseguiram quebrar seus próprios limites para se reconhecerem como adultos. A iniciativa é do projeto Cromossomo 21, idealizado pelo Educador Social Alex Duarte, também premiado diretor de cinema pelo filme “Cromossomo 21”.