Crianças, jovens e adultos, com idade entre 7 e 29 anos, do município de Maracanaú e Região Metropolitana, de Fortaleza, serão favorecidos com atividades gratuitas de esportes, educação, cultura, lazer e coaching na Associação Despertando Gigantes, primeiro projeto social do Instituto Paulo Vieira. O espaço, instalado no bairro Pajuçara, será inaugurado em 16 de setembro com um café da manhã, às 9h, com presença de Paulo Vieira, idealizador do instituto que leva seu nome.

Com a expectativa de atender até mil jovens em um espaço com 500m² de área construída, serão oferecidas aulas de jiu-jitsu, muay thai, karatê, judô e natação a estudantes do ensino público municipal e estadual. Reforço escolar e coaching também serão promovidos como forma de estimular o desenvolvimento intelectual e emocional da criança e do adolescente. Para os adultos, serão oferecidas aulas de zumba e hidroginástica.

A Associação Despertando Gigantes tem o objetivo de impactar a vida de crianças, jovens e adultos, preparando-os para colaborar com uma sociedade mais justa e pacífica. “Cada vida impactada e cada sorriso de uma criança nos fazem acreditar ainda mais em nosso trabalho e colabora para tornar o mundo um lugar melhor”, diz o master coach, PhD e fundador da Febracis, Paulo Vieira, idealizador do espaço.

Em 2017, o Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) divulgou o Atlas da Violência que revelou Maracanaú como uma das cidades mais violentas do estado, seguida de perto por Fortaleza e Caucaia. De acordo com o próprio UNICEF, jovens de periferia são as principais vítimas da violência e é para eles que devem ser desenvolvidas políticas integradas de enfrentamento à violência por meio de esporte, educação e lazer.

Atualmente, só em Maracanaú são 45 mil crianças, jovens e adultos regularmente matriculados na rede escolar pública em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a chegada da Associação Despertando Gigantes, mais de 20% da população local, estimada em 224.804 habitantes, poderá ter acesso aos serviços. “Queremos estimular o acesso à educação e promover atividades que tirem crianças, jovens e adultos da criminalidade, no sentido de colaborar com a redução da violência. Este é o primeiro projeto do instituto, mas queremos levar uma vida melhor para muitos municípios do País, é o primeiro passo para uma grande conquista”, avalia Vieira.