O Instituto Magnus, do Grupo Adimax Pet, responsável pela fabricação das marcas Magnus, Fórmula Natural e Qualidy acaba de inaugurar na cidade de Salto de Pirapora (SP), região de Sorocaba, interior de São Paulo, o Centro de Treinamento de cão-guia .A instituição é uma iniciativa sem fins lucrativos especializada no treinamento de futuros cães-guia e que oferece gratuitamente assistência aos deficientes visuais.

 

O local conta com canil para 48 cães, maternidade canina, amplo espaço para o treinamento de cães-guias e hotel com capacidade para acomodar 8 pessoas, já que os usuários de cão-guia também precisam de treinamento para entenderem como trabalharem juntos. “Para criar o Instituto Magnus investimos em pesquisas, estudos e análises do que o mercado necessitava. Trouxemos alguns dos melhores profissionais e especialistas que estão nos ajudando a construir e realizar sonhos para dar uma nova perspectiva, autonomia e segurança para essas pessoas com deficiência visual”, comenta Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Magnus.

 

Segundo dados do IBGE divulgados em 2016, no Brasil existem cerca de 7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual e em torno de 1 milhão apresenta limitação severa na visão. Porém, o número de cães-guia em atividade no país não chega a 200, o que torna o acesso aos animais muito restrito.

 

George Harrison, especialista do Instituto Magnus, comenta que de início a meta é entregar 60 cães-guia por ano, mas para que isso aconteça é preciso enfrentar um grande desafio pela frente. “Temos a missão de engajar cerca de 200 famílias de Sorocaba e região, ao longo dos anos, para que se tornem voluntárias em acolher um cão e tenham a responsabilidade de socializá-lo no primeiro ano de vida. Os interessados podem fazer o cadastro direto no site do Instituto: www.institutomagnus.org”, ressalta.